NECESSIDADES FORMATIVAS DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS: DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÃO NA EXECUÇÃO DE OFICINAS TEMÁTICAS.

Autores

  • Aline Nunes Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Maria Camila de Lima Brito Universidade Federal de Sergipe
  • Agnes Gardênia Passos Bispo Universidade Federal de Sergipe
  • Edinéia Tavares Lopes Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2015v7n13p106

Palavras-chave:

PIBID, Formação Inicial, Ensino de Química.

Resumo

Este trabalho se insere nas ações dos programas PIBID e PRODOCÊNCIA/CAPES da área de Química- UFS, nos quais são desenvolvidas ações de ensino, pesquisa e extensão em onze Colégios Estaduais Sergipanos. Focaremos o trabalho realizado em um colégio estadual da cidade de Itabaiana - SE. O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre a elaboração e execução de oficinas temáticas e as necessidades formativas apontadas por Carvalho e Gil-Pérez (2009). As atividades consistiram na realização de oficinas temáticas que abordavam Reações Químicas a partir do contexto da Química na Cozinha, no âmbito do Projeto Ensino Médio Inovador (ProEMI). A metodologia desse estudo apresenta uma abordagem qualitativa numa perspectiva de investigação-ação. Como método de coleta de dados foram utilizados como instrumentos o Diário de Campo, observações e estudos teóricos, antes, durante e depois da realização das atividades. Por fim, percebemos a importância das ações no decorrer da formação inicial para a docência, vivenciando as possíveis dificuldades e possibilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Nunes Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Química Licenciatura e Mestranda no Núcleo de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (NPGECIMA).

Maria Camila de Lima Brito, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Química Licenciatura e Mestranda no Núcleo de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (NPGECIMA).

Agnes Gardênia Passos Bispo, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Química Licenciatura.

Edinéia Tavares Lopes, Universidade Federal de Sergipe

Professora no Núcleo de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (NPGECIMA) e no departamento de Química.

Downloads

Publicado

2015-07-01

Como Citar

SANTOS, Aline Nunes; BRITO, Maria Camila de Lima; BISPO, Agnes Gardênia Passos; LOPES, Edinéia Tavares. NECESSIDADES FORMATIVAS DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS: DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÃO NA EXECUÇÃO DE OFICINAS TEMÁTICAS. Debates em Educação, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 106, 2015. DOI: 10.28998/2175-6600.2015v7n13p106. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/1048. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.