Diários de campo, metacognição e aprendizagem: o que podemos observar em alunos de uma disciplina do tipo “aprender a aprender
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p719-743Palavras-chave:
Aprender a aprender, Metacognição, Aprendizagem, Diários ReflexivosResumo
Pensar na formação de profissionais da área de saúde tem sido uma preocupação constante do Grupo de Estudos em Aprendizagem (GEAC) e Cognição da Universidade Federal do Rio de Janeiro, principalmente no que tange ao desenvolvimento do pensamento reflexivo. Este artigo realizou a avaliação de diários de campos produzidos por alunos de uma disciplina do tipo “aprender a aprender”. Após análise, percebeu-se que os estudantes produziram reflexões importantes, tendo se beneficiado com a aplicação das estratégias metacognitivas realizadas em sala de aula, e, portanto, contribuído para estimular e fortalecer elementos como o autoconhecimento, autoconfiança e autonomia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Debates em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).