As composições de grupo entre jovens do ensino médio
socializações, identidades e as questões de gênero
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p412-437Palavras-chave:
Grupos, diferenças, gênero.Resumo
Considerando que as relações e interações sociais no cotidiano escolar são permeadas por grupos de jovens, objetiva-se compreender quais são os elementos significativos para a formação dos coletivos e suas associações com as diferenças, sobretudo os elementos de gênero. Para tanto, procede-se de pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, com entrevistas semiestruturadas para o entendimento das significações atribuídas pelos sujeitos. Desse modo, observa-se a existência de diferentes grupos sociais, o que permite concluir que o cotidiano escolar é um espaço de marcações simbólicas e de construção de identidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Debates em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).