Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJA)

contribuições da pedagogia freireana para a construção de um currículo que se pretende emancipador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp228-246

Palavras-chave:

Currículo, Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, Paulo Freire, Emancipação

Resumo

O presente artigo objetiva estabelecer reflexões pertinentes acerca do currículo que se pretende emancipador para a Educação de Pessoas Jovens Adultas e Idosas (EJA) a partir das contribuições da Pedagogia Freireana. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, consubstanciada por reflexões teóricas realizadas pelas autoras, professoras pesquisadoras em ações de ensino, pesquisa e extensão. Como aportes teórico-metodológicos, para a compreensão da interface currículo da/para EJA abordaram-se autores como Freire (1989; 1987; 1979; 1975), Arroyo (2016; 2007; 2006), Oliveira (2009), Laffin (2013) Sanceverino (2019), Jardilino e Araújo (2014), entre outros(as) pesquisadores(as) que se referem a essa temática. Os resultados apontam que o currículo da/para a EJA deve garantir aos(às) educandos(as) aprendizagens significativas, considerar seus saberes e respeitar a diversidade dos sujeitos. Além disso, evidencia-se a urgência de superar a invisibilidade da EJA nos documentos legais que orientam a elaboração do currículo, bem como a necessidade de redesenhar currículos que, de fato, promovam a emancipação política, social e cultural das pessoas jovens, adultas e idosas.

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

LÓDI, Emeline Dias; SANCEVERINO, Adriana Regina. Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJA): contribuições da pedagogia freireana para a construção de um currículo que se pretende emancipador. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp, p. 228–246, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEspp228-246. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12182. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Paulo Freire, cidadão do mundo: 100 anos de contribuições, diálogos, histórias e memórias.

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