A docência e a formação do estudante em produções científicas que tematizam a pesquisa como princípio educativo

Autores

  • Laís Basso Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
  • Marcus Eduardo Maciel Ribeiro Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
  • Nei Jairo Fonseca dos Santos Júnior Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p87-102

Palavras-chave:

Análise Textual Discursiva, Educar pela Pesquisa, Formação de Professores, Pesquisa como Princípio Educativo

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação sobre a pesquisa como princípio educativo em artigos publicados em periódicos. Observa-se, com atenção, as relações desse princípio com a docência e com a formação do estudante. Para tanto, buscou-se construir respostas para a questão: que horizontes teóricos e práticos constituem a fundamentação sobre a pesquisa como princípio educativo em artigos publicados no Portal de Periódicos da Capes nos anos 2010 a 2020? Para esse exercício, foi realizada uma busca com o descritor “pesquisa como princípio educativo”, no período e portal informados. Como resultado, obteve-se um conjunto de 22 artigos, que foram tratados qualitativamente pela Análise Textual Discursiva, a fim de perceber os elementos teóricos que constituem as seguintes categorias emergentes do processo analítico: “A docência na perspectiva da pesquisa como princípio educativo” e “Formação do estudante na perspectiva da pesquisa como princípio educativo”. Conclui-se que docente e estudante, precisam do exercício da pesquisa para bem conduzir um ensino competente e para ter um aprendizado significativo. Nessa reciprocidade, a pesquisa assume uma função essencialmente pedagógica, em que a docência e a aprendizagem fundamentam uma postura investigativa.

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Biografia do Autor

Laís Basso , Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Possui graduação em Química Licenciatura (2009), mestrado (2012) e doutorado (2016) em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), com sanduiche na Universidad Autónoma de Madrid, e Licenciatura em Pedagogia (2021). Atuou como professora do ensino superior e da educação básica na área de Química e Ciências; integrou o Núcleo de Apoio Pedagógico da Universidade Federal de Santa Maria - FW (UFSM); a equipe da Pró-reitoria de Ensino do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS); atuou como Técnica em Assuntos Educacionais e como professora colaboradora na Especialização em Educação pela Pesquisa, no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Atualmente, trabalha no Núcleo de Processos Seletivos na Pró-reitoria de Ensino da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Desenvolve pesquisa na área de Educação, com ênfase na perspectiva histórico-cultural, nos seguintes temas: qualidade da educação escolar, currículo, avaliação e formação de professores.

 

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Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Doutor em Educação em Ciências e Matemática, graduado em Ciências, em Química (Bacharelado e Licenciatura), todas pela PUCRS. É presidente da Sociedade Brasileira de Ensino de Química - SBEnQ. Atualmente é professor de Química e Diretor Geral do câmpus Novo Hamburgo do Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul. Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) na Universidade Federal do Rio Grande ? FURG, no qual atua com orientação de mestrandos e do Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ) na UFPel, no qual orienta em nível de doutorado e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPGEC) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenou os 35º e 38º EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (2015 e 2018) e 17° Simpósio Brasileiro de Educação Química (2019). Tem experiência na área de Ensino de Química desde 1987, no Ensino Médio. Avaliador das coleções de Química no PNLD. Pesquisa nas linhas do Ensino pela Pesquisa, PIBID, políticas públicas de Educação e Formação de Professores por meio de Comunidades de Prática e Análise Textual Discursiva. Desenvolve projetos de pesquisa na formação de professores e ensino de Ciências e Química.

 

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Nei Jairo Fonseca dos Santos Júnior, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Possui Licenciatura em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2005). Atuou na avaliação do Projeto Escola Aberta para a Cidadania do Estado do Rio Grande do Sul/PEAC, promovido pela UNESCO (2005). Lecionou, no ensino fundamental e médio, no Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA/UNIJUÍ (2005). Possui mestrado em Filosofia, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2008). No ano de 2009 lecionou no ensino fundamental pela Secretaria de Educação do Município de Porto Alegre. Trabalhou como professor substituto de Ética, Filosofia, Relações Humanas, Sociologia e Extensão Rural no Instituto Federal Farroupilha - IFFar Campus Alegrete. Trabalhou como professor do ensino superior na Universidade Regional do Alto Uruguai e Missões/URI, em Cerro Largo, nos anos de 2010 e 2011. Possui doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de Pesquisa: Filosofia e História da Educação, pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2017) e Especialização em Ensino de Filosofia pela mesma instituição (2019). Desde 2011, atua como professor efetivo de filosofia no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul). Em 2020, credenciou-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT IFSul. Coordenou o Núcleo de Gênero e Diversidade (NUGED), de 2017 a 2021, e coordena o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), desde 2017, do Câmpus Avançado Novo Hamburgo. Desenvolve pesquisa na área de Filosofia e Educação, com ênfase na filosofia política contemporânea, nos seguintes temas: Gênero, Ética, Educação Profissional e Tecnológica e gestão da educação.

 

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

BASSO , Laís; RIBEIRO, Marcus Eduardo Maciel; SANTOS JÚNIOR, Nei Jairo Fonseca dos. A docência e a formação do estudante em produções científicas que tematizam a pesquisa como princípio educativo. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 87–102, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p87-102. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13047. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação Docente em Química: foco e intersecções para ampliar o entendim