SOBRE EDUCAÇÃO, NARRATIVAS E ECOLOGIA DE SABERES

Autores

  • Luiz Rufino Rodrigues Junior UERJ
  • Mailsa Passos UERJ

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2014v6n11p120

Palavras-chave:

Sujeitos afro-brasileiros, Práticas e narrativas, Ecologia de saberes.

Resumo

Este artigo tem por objetivo mostrar a importância de se compreender as práticas de sujeitos afro-brasileiros em ambientes educativos, considerando, sobretudo, como estes sujeitos se apropriam das práticas. As práticas e narrativas são fenômenos sociais tão implicados e imbricados que torna-se impossível vê-los de maneira não articulada. As práticas são narrativas das experiências de um grupo social em forma de modos de fazer, rituais, música, danças, rezas, comidas, trabalho, divertimento. Elas produzem narrativas bem como são produzidas/transformadas através das narrativas. Daí a necessidade de se produzir estudos que têm como foco as memórias e as histórias de toda uma população historicamente silenciada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-01

Como Citar

RODRIGUES JUNIOR, Luiz Rufino; PASSOS, Mailsa. SOBRE EDUCAÇÃO, NARRATIVAS E ECOLOGIA DE SABERES. Debates em Educação, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 120, 2014. DOI: 10.28998/2175-6600.2014v6n11p120. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/1329. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.