Escrita nos estágios supervisionados

produção e circulação de conhecimento na interface ensino superior e escolar

Autores

  • Janaína Zaidan Bicalho Fonseca Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14829

Palavras-chave:

Produção e circulação de conhecimento, Ensino de português, Escrita acadêmica

Resumo

Procuro neste estudo responder a seguinte questão: quais conhecimentos sobre ensino de língua portuguesa são produzidos e posteriormente colocados em circulação nas escolas, tomando como ponto de partida a escrita dos projetos de regência desenvolvidos nos estágios supervisionados de Letras? Teoricamente, as principais referências aqui assumidas são de ordem bakhtiniana, uma vez que o encaminhamento discursivo-interacional oportuniza a análise de uma escrita que pressupõe a presença de outras vozes e olhares que marcam a jornada formativa do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, M. S.; SANTOS, L. W. dos. (Orgs). Ensino de Língua Portuguesa nas duas primeiras décadas do século XXI. Policromias. Dezembro de 2019. Ano IV. p. 360-393.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARBOSA, M. V. Entre o conhecimento e a paixão: (im)possibilidades de constituição de um saber sobre a escrita. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 5, n. 8, jan./jun. 2016, p. 85-96.

BARZOTTO, V. H. Considerações a propósito de textos acadêmicos de professores sobre leitura e produção de textos. In: Práticas escritas na escola: letramento e representação II, 2007, São Paulo. Práticas escritas na escola: letramento e representação. São Paulo: Convênio CAPES-COFECUB, 2007, v. II, p. 287-297.

BARZOTTO, V. H. A expressão da modalidade linguística e a análise de textos acadêmicos. Abordagens metodológicas em estudos discursivos. São Paulo: Paulistana, 2010, p. 27-35.

BARZOTTO, V. H. Lições das fúrias: delito e castigo inevitáveis. In: RIOLFI, C. R.; BARZOTTO, V. H. (Orgs.). O inferno da escrita: produção escrita e psicanálise. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011.

BARZOTTO, V. H. Leitura, escrita e relação com o conhecimento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016.

BARZOTTO, V. H.; RIOLFI, C. R. A escrita de diários de campo por alunos de letras. Da aula observada à produção do dado relevante. Ensayos Pedagógicos, v. 1, p. 23-39, 2020.

BUNZEN, C. Livro didático de língua portuguesa: um gênero do discurso. 2005. 170f. Dissertação (Mestrado). – Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, 2005.

FAIRCHILD, T. M. Procuram-se professores histéricos: sobre o papel da escrita nas licenciaturas. Estilos clin., São Paulo, v. 18, n. 1, jan./abr. 2013, 71-88.

FAIRCHILD, T. M. A constituição do dado em escritos sobre a prática de ensino de língua análise discursiva de relatórios e artigos. Trabalho em Linguística Aplicada, Campinas, n (55.3): 757-776, set./dez. 2016.

FAIRCHILD, T. M. Produção, produtivismo, plágio: considerações sobre a originalidade na pesquisa em ensino de línguas. Revista do Gel, v. 14, n (1): 12-35, 2017a.

FAIRCHILD, T. M. Da interpretação à apreciação: a autoria acadêmica no contexto do novo produtivismo. Revista Trama, Cascavel, n (28): 213-239, 2017c.

GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. 5. ed. São Paulo: Ática, 2011 [1984].

LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MOREIRA, A. N.; BARBOSA, M. V. Escrita sobre as práticas de ensino e apropriações das teorias linguísticas: uma análise discursiva dos relatórios de estágio supervisionado. Revista InterteXto, v. 11, n. 01, p. 55-77, 2018.

SANTANA, R. H. de O. Projetos de regência no estágio de língua portuguesa: autoria e escrita na constituição do conhecimento sobre a aula. Monografia (Graduação). – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Curso de Letras – Português e Espanhol, Uberaba, 2022.

Downloads

Publicado

2023-06-05

Como Citar

FONSECA, Janaína Zaidan Bicalho. Escrita nos estágios supervisionados: produção e circulação de conhecimento na interface ensino superior e escolar . Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14829, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14829. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14829. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 73 74 75 76 77 78 79 80 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.