Geografia, educação e cidadania

qual cidadania nos interessa?

Autores

  • Edvar Ferreira Basílio Universidade Federal do Ceará (UFC) https://orcid.org/0000-0001-6511-789X
  • Raimundo Lenilde de Araújo Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Alexandra Maria de Oliveira Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14830

Palavras-chave:

Geografia, Educação, Cidadania

Resumo

Esse estudo tem como objetivo discutir o ensino de Geografia sob a perspectiva da educação para o exercício da cidadania territorial. Do ponto de vista metodológico, utilizou-se abordagem qualitativa de base investigativa documental e bibliográfica. Inicialmente, analisou-se a legislação educacional brasileira e verificou-se que nos marcos legais da educação do Brasil a possibilidade de se exercer cidadania encontra-se estreitamente ligada e bastante limitada à capacidade do indivíduo estar vinculado ao mundo do trabalho/emprego e, por consequência, ao consumo. O ensino de Geografia tem muito a favorecer a (re) construção de uma cidadania que extrapole a garantia dos direitos civis e políticos, especialmente por viabilizar indivíduos engajados socialmente.

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Biografia do Autor

Edvar Ferreira Basílio, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestrando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará(UFC);  Especialista em Gestão Escolar; Especialista em Educação Ambiental. Profesor efetivo da rede oficial de ensino do Estado do Ceará.

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Publicado

2023-09-27

Como Citar

BASÍLIO, Edvar Ferreira; ARAÚJO, Raimundo Lenilde de; OLIVEIRA, Alexandra Maria de. Geografia, educação e cidadania: qual cidadania nos interessa?. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14830, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14830. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14830. Acesso em: 26 nov. 2024.

Edição

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