Estágio de docência na Pós-Graduação

reflexões acerca da formação

Autores

  • Willams dos Santos Rodrigues Lima Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Maria Aparecida Pereira Viana Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-21.e14838

Palavras-chave:

Estágio Docente, Ação Docente, Pós-Graduação

Resumo

O artigo tem por objetivo discutir o processo do Estágio de Docência, como parte integrante da formação do pós-graduando, o qual possibilita o contato direto com os elementos que constituem a ação docente. Busca responder a questão: qual a contribuição do estágio de docência na formação de professores no contexto da pós-graduação? A partir da pesquisa qualitativa, o estudo se desenvolve com reflexões e experiências que contribuem com o processo da formação docente. Os resultados indicam que o Estágio em docência tem papel fundamental e indispensável na formação do pós-graduando, por possibilitar uma aproximação com o contexto da sala de aula, contribuindo com a formação dos sujeitos.

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Biografia do Autor

Willams dos Santos Rodrigues Lima, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - (PPGE/UFAL/CEDU). Especialista em Docência do Ensino Superior. Graduado em Pedagogia, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Colaborador no Núcleo de Educação a Distância, do Centro de Educação -CEDU/UFAL. Atualmente é Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no mestrado.

Maria Aparecida Pereira Viana, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Educação: Currículo (PUC/SP), com Estágio Científico Avançado de Pós-Doutoramento na Universidade do Minho, Portugal. Mestrado em Educação Brasileira (UFAL), Especialista em Informática Educativa e Metodologia no Ensino Superior e Educação a Distância com ênfase na Docência e na Tutoria em EAD (PUC-RS); Licenciada em Pedagogia Licenciatura Plena (UFAL). Docente do Centro de Educação da UFAL, com atuação na graduação e pós-graduação.

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Publicado

2023-02-02

Como Citar

LIMA, Willams dos Santos Rodrigues; VIANA, Maria Aparecida Pereira. Estágio de docência na Pós-Graduação: reflexões acerca da formação. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. 1–21.e14838, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-21.e14838. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14838. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: O estágio de docência nos programas de pós-graduação stricto sensu

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