Política de formação continuada

qual formação?

Autores

  • Belarmina Vilela Cruvinel Universidade Federal de Uberlândia
  • Camila Alberto Vicente de Oliveira Universidade Federal de Jataí

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15117

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Formação continuada, Ensino-Aprendizagem.

Resumo

Por meio de levantamento documental e entrevistas com docentes de uma Rede Municipal no interior goiano, o presente texto busca debater a política de formação continuada e compreender seus efeitos sobre o processo ensino-aprendizagem. Concluiu-se que foram realizadas ações formativas isoladas tendo por base as avaliações externas e treinamento de práticas por meio de oficinas e, diante disso, poucos efeitos são produzidos para a mudança no contexto escolar com vistas à qualidade socialmente referenciada do ensino. Dessa forma, questiona-se: qual formação? 

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Biografia do Autor

Belarmina Vilela Cruvinel , Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí (UFG/REJ). É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas (NuFOPE/UFJ). E-mail: dbelarminavc@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2604-1877. Link do Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7947559732708414

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Publicado

2023-05-10

Como Citar

CRUVINEL , Belarmina Vilela; OLIVEIRA, Camila Alberto Vicente de. Política de formação continuada: qual formação?. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15117, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15117. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15117. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Human

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