A relação entre a gestão da educação o novo desenvolvimentismo

Autores

  • Isaura Monica Zanardini Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Eneida Oto Shiroma Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16513

Palavras-chave:

Gestão Educacional, Novo Desenvolvimentismo, Práticas Eficazes

Resumo

Este artigo trata da gestão da educação no contexto do chamado “novo desenvolvimentismo” difundido no Brasil nas últimas décadas do século XX. A proposição deste estudo foi orientada pelo pressuposto de que os documentos oficiais internacionais e nacionais produzidos a partir dos anos 2000 assumem características aparentemente "inovadoras", mas reproduzem a perspectiva da eficácia e da eficiência propaladas nos anos 1990, como componentes de uma "nova roupagem" do liberalismo denominada novo desenvolvimentismo. Por meio da análise de documentos de organismos multilaterais, tecemos considerações sobre as propostas destas organizações para a gestão educacional e a implantação de práticas eficazes como tendências de ressignificar o sistema educacional associadas a uma suposta nova perspectiva de desenvolvimento.

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

ZANARDINI, Isaura Monica; SHIROMA , Eneida Oto. A relação entre a gestão da educação o novo desenvolvimentismo. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e16513, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16513. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16513. Acesso em: 12 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas Educacionais na América Latina: retrocessos e perspectivas

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