“E agora? Vou para onde? O que eu faço?”

a narrativa de professoras sobre o retorno ao ensino presencial e as estratégias didáticas utilizadas no processo de alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17959

Palavras-chave:

Alfabetização, Pós-Ensino Remoto Emergencial, Estratégias Didáticas

Resumo

O artigo analisa a narrativa de seis professoras sobre o retorno ao ensino presencial e as estratégias didáticas adotadas no processo de alfabetização, em quatro escolas do Rio Grande do Sul. A pesquisa, de abordagem qualitativa, recorreu ao grupo focal e a análise de conteúdo. Os resultados do trabalho apontam a artesania das alfabetizadoras no seu fazer docente, a partir da elaboração de estratégias e artefatos pedagógicos para o ensino da leitura e da escrita.

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Referências

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Publicado

2024-11-10

Como Citar

LAPUENTE, Janaína Soares Martins; CERDEIRA, Vitória Caroline; FERNANDES, Aline Leal Bueno. “E agora? Vou para onde? O que eu faço?”: a narrativa de professoras sobre o retorno ao ensino presencial e as estratégias didáticas utilizadas no processo de alfabetização. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17959, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17959. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17959. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Alfabetização no pós-pandemia: políticas, discursos e práticas

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