A atuação do professor do magistério superior na editoração de periódicos científicos da área educação

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DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18214

Palavras-chave:

Desafios da editoração científica, Editoração científica, Professor(a) editor(a) de periódico científico

Resumo

Diariamente são publicados artigos em periódicos científicos do país; entretanto, diversas são as adversidades que desafiam as equipes que atuam na editoração científica universitária. Esta pesquisa qualitativa, realizada com editoras/es de periódicos da área de educação no Brasil, teve como objetivo identificar os fatores que influenciam o trabalho de editoria realizado por esses professores e descrever suas práticas editoriais. A pesquisa envolveu revisão de literatura, aplicação de questionário online a 150 periódicos nacionais entre novembro e dezembro de 2022, com um total de 44 resultados válidos, com a participação de  editoras/es de todas as regiões do país. Os resultados indicam o perfil das/os editoras/es, estratificando três dimensões: perfil sociodemográfico-científico, processo de institucionalização dos periódicos e impactos da qualificação para o aperfeiçoamento das revistas. A pesquisa revelou que o trabalho de quem editora é fundamental para garantia da qualidade editorial e melhoria da relevância e longevidade da revista, embora tornar-se editor/a possa ser um desafio, especialmente no processo de institucionalização. Os resultados contribuem para o aprimoramento dos periódicos científicos e para a valorização do trabalho das/os editoras/es.

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Publicado

2024-12-10

Como Citar

BARRETO, Marcelo Nolasco; MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; NUNES, Claudio Pinto. A atuação do professor do magistério superior na editoração de periódicos científicos da área educação. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18214, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18214. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18214. Acesso em: 18 dez. 2024.

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