Leituras da natureza pelas crianças via livros informativos de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18297

Palavras-chave:

Leitura, Livros Informativos, Ciências da Natureza, Crianças

Resumo

Investiga-se uma proposta de educação científica, com o objetivo de compreender repercussões da promoção de práticas educativas que articulam leituras na natureza (em campo), sobre a natureza (em livros informativos) e da natureza (em produções infantis), nas elaborações de compreensões dos fenômenos naturais por um coletivo de crianças pequenas da Educação Infantil. A pesquisa é de natureza qualitativa e quanto ao procedimento classifica-se como de intervenção, com a geração de dados realizada a partir da sequência didática “Leituras das formigas”. Conclui-se que as experiências vivenciadas pelas crianças, lhes possibilitaram leituras na natureza, ampliando suas explicações e habilidades de observação. Com livros informativos, elas exploraram imagens e relacionaram suas curiosidades com leituras sobre a natureza, expressando suas descobertas de diferentes formas. Com isso, pode-se inferir que experiências de conhecimento dos livros informativos de Ciências da Natureza, possibilita às crianças ampliarem repertórios científicos e culturais, quando aprendem e se desenvolvem na Educação Infantil em conexão com a natureza.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

TRUPPEL, Ariane; TOMIO, Daniela. Leituras da natureza pelas crianças via livros informativos de Ciências. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18297, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18297. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18297. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de ciências para crianças

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