A Ciência Forense como um campo de conhecimento potencialmente transdisciplinar

uma pesquisa de representações sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18430

Palavras-chave:

Complexidade, Aprendizagem significativa, Educação em Ciências, Ensino de Ciências

Resumo

A pesquisa, de natureza quali-quantitativa, visa identificar a organização do conhecimento do campo da Ciência Forense a partir das representações sociais externalizadas por estudantes do Ensino Médio. O marco teórico da pesquisa é a Teoria das Representações Sociais, em articulação com tópicos da Teoria da Aprendizagem Significativa, Teoria da Autopoiese e Teoria do Pensamento Complexo. A constituição de dados foi realizada a partir da associação livre de palavras de 283 estudantes ao conceito indutor Ciência Forense. O cálculo da estereotipia das associações resultou em 27,3%, apontando que a estrutura da representação social analisada indica o conhecimento do grupo sobre o conceito. Além disso, a estrutura, obtida a partir da análise prototípica, revelou que a representação social externalizada pelos estudantes indica que a Ciência Forense é um campo de conhecimento que investiga crimes envolvendo cadáveres a partir de diferentes elementos e técnicas. Assim, a pesquisa evidenciou que o campo de conhecimento investigado possui potencial para ser abordado de forma transdisciplinar a partir do reconhecimento de que isto é coerente com a representação social que os estudantes possuem sobre a Ciência Forense.

 

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Biografia do Autor

Mikaelly Rafaela Mariniak, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2022) e, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR, sendo aluna bolsista pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Integrante do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática (GPEACM) (2023), do Tessitura: Grupo de Estudos e Pesquisas em Complexidade, Formação de Professores e Educação Matemática (2023) e do projeto de extensão Meninas e Mulheres nas Ciências (2023).

Thaís Rafaela Hilger , Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul possui mestrado em Ensino de Física (2009), doutorado em Ensino de Física (2013) e pós-doutorado em Ensino de Física (2014). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física. É professora adjunta desde 2014 na Universidade Federal do Paraná - Departamento de Teoria e Prática de Ensino, vinculado ao Setor de Educação - e, desde 2016 atua no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná, nas linhas de pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática e Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática. Participa do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática (2016) e do Projeto de Extensão Meninas e Mulheres nas Ciências (2023) (vencedor do Prêmio Estratégia ODS Brasil, categoria Academia - 2022). 

Ettiène Cordeiro Guérios, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Professora Titular na Universidade Federal do Paraná. Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Licenciatura em Matemática (UFPR). Licenciatura em Pedagogia (UFPR). Atua no Departamento de Teoria e Prática de Ensino, no Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) e no Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Profissional). Membro dos seguintes Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPq: a) Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, b) Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática e (c) Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação. Líder do grupo TESSITURA: Grupo de Estudos e Pesquisas em Complexidade, Formação de Professores e Educação Matemática.

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

MARINIAK, Mikaelly Rafaela; HILGER , Thaís Rafaela; GUÉRIOS, Ettiène Cordeiro. A Ciência Forense como um campo de conhecimento potencialmente transdisciplinar: uma pesquisa de representações sociais. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18430, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18430. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18430. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

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