O educador jesuíta e suas ações pedagógicas no Rio Grande do Sul

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DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p172-187

Palavras-chave:

História da Educação, Jesuítas, Formação Docente.

Resumo

O professor jesuíta e o trabalho junto às colônias teutos e ao Ginásio Conceição de São Leopoldo/RS, no final do século XIX e início do século XX, é o foco desta investigação. De cunho qualitativo, esta pesquisa está fundamentada no conceito thompsoniano de Hermenêutica de Profundidade. Investigou-se a origem da Ordem, a partir de experiências vivenciadas nos colégios dos jesuítas. Analisou-se o processo de formação e atuação dos professores jesuítas e o trabalho desenvolvido junto às colônias teutos no que se refere à formação de professores e à avaliação. Constatou-se que os jesuítas contribuíram na formação da juventude teuto organizando um currículo comum a todas as escolas e através de seus ginásios devido aos resultados alcançados por seus alunos.

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Biografia do Autor

Sílvio Luiz Britto, Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática - Pesquisador em História da Matemática e Cultura

Arno Bayer, Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)

Professor pesquisador do PPGECIM da Ulbra.

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Publicado

2019-12-23

Como Citar

BRITTO, Sílvio Luiz; BAYER, Arno. O educador jesuíta e suas ações pedagógicas no Rio Grande do Sul. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 172–187, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n25p172-187. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7578. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos