Discutindo o Virtual em Pierre Lévy: uma experiência no Skype com alunos da EJAI no Ensino Médio em Maceió/AL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p240-253

Palavras-chave:

EJAI, Filosofia, Cibercultura, Ensino-aprendizagem

Resumo

O presente artigo teve como finalidade promover uma prática didático-pedagógica-on-line a alunos de uma escola de Educação Básica em EJAI (Maceió/AL/Brasil). Procurou-se estabelecer a relação de pragma (prática) com um software, o Skype, a alunos do 4º período noturno, fazendo-os relacionar a Filosofia de Pierre Lévy (1996) com as Tecnologias da Informação e Comunicação – TICS: em ato/ação no ensino e aprendizagem. Fez-se uma aula on-line e outra presencial, na qual se discutiu fragmentos da obra do filósofo francês Lévy. Em um dia estabelecido, 10 (alunos) se encontraram com o docente de Filosofia na rede social Skype para discussão do texto filosófico, e outro presencial para avaliação. A interação e a dialética estabelecida nesses dois encontros da disciplina de Filosofia fez com que os discentes assimilassem o conteúdo filosófico de forma exitosa.

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Biografia do Autor

Yvisson Gomes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutorando em Educação pelo PPGE/CEDU/UFAL. É professor de Filosofia da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC/AL). E-mail: yvissongomes@hotmail.com.

Marinaide Lima de Queiroz Freitas, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Possui Pós-doutorado em Educação - área de Formação docente, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade do Porto - Portugal. Tem doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2002). Graduada em Pedagogia na Universidade Federal de Alagoas (1970). Atualmente é professora associada 2. Vice-coordenadora do Comitê Científico da ANPED, representando o GT 18 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas (2017/2019). E-mail: naide12@hotmail.com.

Walter Matias Lima, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e Doutorado em Educação (Filosofia e Educação) pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Fez Estágio Pós-Doutorado na Université Rennes II: Centre de recherche sur l'éducation, les apprentissages et la didactique (CREAD). Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas, no Centro de Educação. E-mail: waltermatias@gmail.com.

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Publicado

2019-12-23

Como Citar

SANTOS, Yvisson Gomes dos; FREITAS, Marinaide Lima de Queiroz; LIMA, Walter Matias. Discutindo o Virtual em Pierre Lévy: uma experiência no Skype com alunos da EJAI no Ensino Médio em Maceió/AL. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 240–253, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n25p240-253. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7756. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos