Revisão acerca do tema Simulações Computacionais no ensino de Química (2008 – 2017)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p841-855

Palavras-chave:

Simulações, Ensino de Química, Levantamento

Resumo

Este estudo analisou a produção científica acerca do uso de simulações computacionais no ensino de Química. Objetivou mapear os trabalhos que têm esse foco em revistas nacionais da área do Ensino de Ciências, no período de 2008-2017. Foram considerados os periódicos avaliados pela Capes com estratos A1, A2 e B1. Como resultados, foram selecionadas 20 revistas. Nessas, foram verificados 4636 artigos e desses, 19 abordavam simulações computacionais no ensino de Química. Esse material foi categorizado de acordo com o tipo de estudos (se aplicado ou teórico); o nível de ensino nos quais as simulações foram utilizadas; os conceitos químicos mais utilizados; e por fim os principais autores.

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Biografia do Autor

Elisângela Oliveira Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca e membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Mídias, Tecnologias e Sociedade (GEEMTS).

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Licenciado em Física, Mestre e Doutor em Educação. Atualmente é professor da Universidade Federal de Alagoas , Campus Arapiraca É professor permanente dos Programas de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática e de Ensino e Formação de Professores, ambos da UFAL. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Mídias, Tecnologias e Sociedade (GEEMTS). 

Referências

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Publicado

2020-06-22

Como Citar

SANTOS, Elisângela Oliveira; SILVA, Ivanderson Pereira da. Revisão acerca do tema Simulações Computacionais no ensino de Química (2008 – 2017). Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 841–855, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p841-855. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8667. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Séries televisivas, games e aplicativos: entretenimento e cenários de aprendizagens"

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