Paths drawn

teachers education in environmental education based on integrative analysis

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp514-536

Keywords:

Teacher education, Environmental education, Integrative Analysis

Abstract

The article problematizes the panorama of teachers’ education in Environmental Education (EE) between challenges and strengths. The objective is to map and analyze the academic and scientific production between 1992 and 2017 in Spanish and in Portuguese available on the Capes Periodical Portal for teacher education in EE. The methodology used was quanti-qualitative, bibliographic and documentary based on Integrative Analysis. The results demonstrate infrastructural, personal, institutional and ideological challenges that hinder the development of significant formations and strenghts when using different spaces, agents and institutions to generate experiments through plural and diversified methodologies in doing EA through teaching.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rodrigo Müller Marques, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutorando em Ambiente e Desenvolvimento, na Universidade do Vale do Taquari - Univates, Mestre em Ambiente e Desenvolvimento e graduado no curso de Licenciatura em História pela mesma Universidade. Pesquisador das áreas de Educomunicação, Educação, Educação Ambiental, Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino e na aprendizagem e áreas afins da História e suas tecnologias. Já foi bolsista de Iniciação Científica no projeto Práticas Ambientais e Redes Sociais III: Comunicação e Cidadania. Também já atuou como bolsista de Extensão, na mesma Instituição e na área de Educação Patrimonial e atuou no Programa de Iniciação a docência (PIBID). Tem experiências na área de Comunicação, Educação Patrimonial, Educação Ambiental, Ensino de História, Legislação Educacional, Formação de/com professores e Informática. Atua principalmente nos seguintes temas: Comunicação, Mediações, Mídias, Redes Sociais, Meio Ambiente, TICs, Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial, Educação Ambiental, Formação de Professores, Metodologia de Pesquisa, Análise de discurso, Educomunicação, Educação e Ensino de História.

Jane Márcia Mazzarino, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Possui doutorado e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005), graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991). Bolsista Produtividade CNPq PQ2. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Universidade do Vale do Taquari - Univates - nota 5 Capes. Professora dos cursos de Comunicação Social e Medicina, na mesma instituição. Em sua atuação conecta saberes científicos e tradicionais movimentados por processos expressivos, inspirados tanto pela formação acadêmica quanto pela formação complementar: Gaia Educacion for Sustentability, Dragon Dreaming (Introdução e Aprofundamento), Vivências com a Natureza (Instituto Romã), Yoga Integral (União Brasileira de Professores Profissionais de Yoga), Formação em Arteterapia no Contexto Social e Institucional (Infapa), Formação Internacional em Ecopsicologia Aplicada Ecotuner (Internacional Ecopsycology Society/Instituto Brasileiro de Ecopsicologia - em andamento). Facilita processos de transformação, explorando possibilidades abertas pela comunicação, pela arte e pela ecosofia. Atua interdisciplinariamente a partir da área de Comunicação, aprofundando-se em temas como comunicação ambiental, educação ambiental, ecologia profunda, ecopsicologia, expressão criativa, saúde, movimentos socioambientais, metodologias colaborativas, formação para a sustentabilidade, desenvolvimento humano.

References

AGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BARCELOS, Valdo. Uma educação nos trópicos: contribuições da Antropofagia Cultural Brasileira. Petrópolis: Vozes, 2013.

BARCELOS, Valdo. Educação Ambiental: sobre princípios, metodologias e atitudes. Petrópolis, RS: Vozes, 2008.

BRANCHER, Vantoir Roberto et al. In: BRANCHER, Vantoir Roberto; OLIVEIRA, Valeska Fortes de; OLIVEIRA, Valeska Fontes de (Orgs.). Formação de professores em Tempos de Incerteza: Imaginários, Narrativas e Processos Autoformadores. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.

BRANCHER, Vantoir Roberto; OLIVEIRA, Valeska Fortes de. (Re)simbolização da docência: entre imaginários e saberes na defesa do protagonismo dos professores. In: BRANCHER, Vantoir Roberto; OLIVEIRA, Valeska Fortes de (Orgs.). Formação de professores em Tempos de Incerteza: Imaginários, Narrativas e Processos Autoformadores. Jundiaí: Paco Editorial, 2017

CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 2006.

CASCINO, Fabio. Educação ambiental: princípios, história, formação de professores. 3. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003.

DEMO, Pedro. O Porvir: desafio das linguagens do século XXI. Curitiba: Ibpex, 2007.

ECKERT, Cornelia; ROCHA, Ana Luiza Carvalho. Etnografia: saberes e práticas. In: PINTO, Regina Jardim Pinto; GUAZZELLI, César Augusto Barcellos. Ciências Humanas: pesquisa e método. Porto Alegre: Editora da Universidade, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GONZAGA, Amarildo Menezes. A pesquisa em educação: um desenho metodológico centrado na abordagem qualitativa. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. (Orgs.). Pesquisa em educação. São Paulo: Ed. Loyola, 2006.

GRÜN, Mauro. Ética e educação ambiental: A conexão necessária. Campinas, SP: Papirus, 1996.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se parra a mudança e a incerteza. 6. Ed. São Paulo, Cortez, 2006.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LEFF, Enrique. Discursos sustentáveis. São Paulo: Cortez, 2010.

LEFF, Enrique. Interdisciplinaridade e formação ambiental: antecedentes e contribuições da América Latina. In: A. Philippi Jr., C.E.M. Tucci, D.J. Hogan, R. Navegantes (Orgs.). Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus Editora, 2000.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação ambiental e movimentos sociais na construção da cidadania ecológica e planetária. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de, (orgs). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002.

MARTÍN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

MORAES, Roque. Mergulhos discursivos: análise textual qualitativa entendida como processo integrado de aprender, comunicar e interferir em discursos. In: FREITAS, José Vicente de; GALIAZZI, Maria do Carmo (Orgs.). Metodologias Emergentes de Pesquisa em Educação Ambiental. Ijuí: Unijuí, 2007. 216 p.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 16°ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2005.

MUCH, Liane Nair; LIMA, Ana Paula Santos de. Os processos formativos de professores e a urgente profissionalização docente. In: BRANCHER, Vantoir Roberto; OLIVEIRA, Valeska Fontes de (Orgs.). Formação de professores em Tempos de Incerteza: Imaginários, Narrativas e Processos Autoformadores. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. O desafio ambiental. Emir Sader Organizador. 3° ed. Rio de Janeiro, 2012.

SANTOS, Caroline da Silva dos, et al. As interfaces da docência: olhares, movimentos, horizontes na/com a formação de professores. In: BRANCHER, Vantoir Roberto; OLIVEIRA, Valeska Fontes de (Orgs.). Formação de professores em Tempos de Incerteza: Imaginários, Narrativas e Processos Autoformadores. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.

SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Teoria e Prática Científica. In: SEVERINO, Antônio Joaquim. 23 ed. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007.

SOARES, Ismar de Oliveira. Caminhos da educomunicação: utopias, confrontações, reconhecimentos. In: APARICI, Roberto (Org.). Educomunicação: para além do 2.0. São Paulo: Paulinas, 2014.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação - o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011.

SOFFIATI, Arthur. Fundamentos filosóficos e históricos para o exercício da ecocidadania e da ecoeducação. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de, (orgs). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

TEIXEIRA, Betina Waihrich; SANTOS, Cristiane Berenice Caraveta dos; MACHADO, Daiana de Avila. Formação docente: um assunto relevante para a educação profissional e tecnológica In: BRANCHER, Vantoir Roberto; OLIVEIRA, Valeska Fontes de (Orgs.). Formação de professores em Tempos de Incerteza: Imaginários, Narrativas e Processos Autoformadores. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.

TRISTÃO, Martha. A educação ambiental na formação de professores: redes de saberes. São Paulo: Annablume, Vitória, Facitec, 2004.

Published

2021-09-29

How to Cite

MARQUES, Rodrigo Müller; MAZZARINO, Jane Márcia. Paths drawn: teachers education in environmental education based on integrative analysis. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp, p. 514–536, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEspp514-536. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12263. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas: estratégias, inclusão e superações

Similar Articles

<< < 35 36 37 38 39 40 41 42 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.