Special education policy in the state of Paraná
caminhando na contramão da educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16628Keywords:
Special education, Inclusive Education, Educational Policy, ParanáAbstract
This article deals with the legislation of the State of Paraná on Special Education, seeking to make historical and political correlations that help to understand the choice of this Brazilian state to go against Inclusive Education, which has been provided for since the Brazilian Federal Constitution (1988) and which is ratified by the Convention on the Rights of Persons with Disabilities (2009) and the Brazilian Law for the Inclusion of Persons with Disabilities (2015). Decree 10.502/2020, was suspended by the Federal Supreme Court and later revoked by the next government, has many similarities with the option adopted by the state of Paraná, which has been strengthening the segregated and private option as a special education policy for people with disabilities since the PNEEPEI was approved.
Downloads
References
APAE. Saiba quantas Apaes existem no Paraná e quantos atendimentos são realizados anualmente no estado. Disponível em: https://apaecuritiba.org.br/quantas-apaes-existem-pr/. Acesso em: 08 de outubro de 2023
BAZANA. Em projeto inédito no Paraná, deputado Bazana conquista construção de escolas para educação especial. Disponível em: https://www.ppbazana.com.br/em-projeto-inedito-no-parana-deputado-bazana-conquista-construcao-de-escolas-para-educacao-especial/. Acesso em: 08 de outubro de 2023
BENITEZ, S. Distorções e Danos causados pela meritocracia na educação: a rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu e o Ideb. Dissertação (Mestrado em Sociedade Cultura e Fronteiras), 2016 – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Foz do Iguaçu, 2016
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 20 de outubro de 2023.
BRASIL. Lei nº 4024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 20 de outubro de 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 20 de outubro de 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
BRASIL. Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União 2015; 7 jul.
BRASIL. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Brasília: DF, 2020a.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Inteiro Teor do Acórdão. Referendo na Medida Cautelar na Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 6.590 Distrito Federal. Brasília: DF, 2020b.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar da Educação Básica 2022: Resumo Técnico. Brasília, 2023.
CLASER, E.A. Projeto de Educação Inclusiva (PR): Propostas para a educação na Diversidade. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção), 2001 – Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis, 2001.
FREITAS, L. C. Eliminação adiada: o ocaso das classes populares no interior da escola e a ocultação da (má) qualidade do ensino. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 965-987, out. 2007 Disponível em http://www.cedes.unicamp.br
GALLERT, C. e PERTILE, E.B. Decreto nº 10.502/2020: a “nova” política de Educação Especial. Revista de Educação Pública, v. 31, p. 1-22, jan./dez. 2022
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA . Censo Brasileiro de 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.
MACHADO, E.M.; VERNICK, M. G. L. P. Reflexões sobre a Política de Educação Especial Nacional e no Estado do Paraná. Revista Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, SP, v. 24, n.2, p. 49-67, maio/ag. 2013.
MATOS, N. S. D e Barroco, S.M.S. A Política de Educação Especial no Paraná: marcos históricos de sua constituição. Ver. HISTEDBR On-line, Campinas, V. 17, n.4 (74), p. 1153- 1168, out/dez. 2017
ROSSETTO, E. e PIAIA, T.M. A escola de educação básica na modalidade de educação especial no estado do ParanáCrítica Educativa (Sorocaba/SP), Vol.1, n.2, p. 98-109, Jul./dez. 2015
SANTOS, N. G et al (2016). A Marca Filantrópica da Educação Especial no Estado do Paraná: uma Análise dos Indicadores Educacionais. Rev. Ens. Educ. Cienc. Human., v. 18, n.1, p. 29-35, 2017
SILVA, V. L. R. R. da; ORSO, P. J.; SILVA, D. R. da. A política de educação especial do estado do Paraná nas décadas de 1970 e 1980. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 64, p. 251–265, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i64.8641940. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8641940. Acesso em: 20 out. 2023.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Decreto Legislativo nº 186, de 09 de julho de 2008: Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 200
PARANÁ. Conselho Estadual de Educação. Deliberação n 02/2002. Curitiba, PR, 2003
PARANÁ. SEED. Diretrizes curriculares da educação especial para a construção de currículos inclusivos. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação - SEED, 2006
PARANÁ. SEED. Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional. Política Estadual de Educação na Perspectiva da Inclusão. Curitiba, 2009. Disponível em: https://www.nre.seed.pr.gov.br/arquivos/File/toledo/ed_especial/legislacao/politica__estadual.pdf. Acesso em: 20 de outubro de 2023
PARANÁ. Lei Nº 17656 - 12 de agosto de 2013, que institui o Programa Estadual de Apoio Permanente às Entidades Mantenedoras de Escolas que ofertam Educação Básica na Modalidade Educação Especial denominado "TODOS IGUAIS PELA EDUCAÇÃO". Curitiba, 2013
PARANÁ. Parecer CEE/CEIF/CEMEP 07/14, Pedido de Análise e Parecer da Proposta de Ajustes na Organização das Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial, para oferta da Educação Infantil, do Ensino Fundamental – Anos iniciais (1º e 2º anos), da Educação de Jovens e Adultos – Fase I e da Educação Profissional, aprovada pelo Parecer CEE/CEB nº 108/10, de 11/02/10. Curitiba-PR, 2014.
PARANÁ. Escola Digital Professor. Disponível em: https://professor.escoladigital.pr.gov.br/educacao_especial/escolas_modalidade/legislacao. Acesso em: 20 de outubro de 2023a
PARANÁ. Primeira Escola de Educação Especial financiada pelo Estado ultrapassa 60% de execução. Disponível em: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Primeira-Escola-de-Educacao-Especial-financiada-pelo-Estado-ultrapassa-60-de-execucao. Acesso em: 08 de outubro de 2023b
PASINI, Juliana Fátima Serraglio. Políticas de Avaliação em Larga Escala e as Plataformas Digitais: estratégias de controle e gerencialismo na educação, In NASCIMENTO, Pedro; BARROS, Ana Tereza Duarte Lima (org). Ciência Política: uma proposta educativa, volume 2. Campina Grande: EDUEPB, 2023, p. 179-202.
UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem, Jomtien, 1990. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos-conferencia-de-jomtien-1990. Acesso em 20 de outubro de 2023
UNESCO & MEC-Espanha. Declaração de Salamanca e linha de ação. Brasília: CORDE, 1994.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Debates em Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).