Pedagogia do (im)previsível: pandemia, distanciamento e presencialidade na educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p42-62

Palabras clave:

Educação, Tecnologias Educacionais, Pandemia, Distanciamento Social, Pedagogia da Presença.

Resumen

A pandemia da COVID-19 provocou o fechamento de comércios, fronteiras e escolas em razão das medidas de contenção instituídas por governos no mundo. As medidas, no entanto, são mais físicas do que sociais. Em todo mundo, as pessoas migraram suas interações para os ambientes online, forjando outras apropriações e usabilidades. No campo da educação, os desafios que a área já enfrentava diante das transformações da sociedade contemporânea, ganharam novos contornos impostos pelo contexto pandêmico. O estudo, realizado por meio de pesquisa bibliográfica e análise de documentos produzidos em função da pandemia, objetiva discutir as noções de presencialidade e distanciamento social na interface com a educação, refletindo sobre os desafios apresentados frente à pandemia.

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Biografía del autor/a

Camila Santana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano)

Professora do IF Baiano

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional

Pedagoga - UNEB

Mestre em Educação e Contemporaneidade - UNEB

Doutora em Educação - UFBA

Pós-doutora em Educação - Universidade de Coimbra

 

Publicado

2020-08-18

Cómo citar

SANTANA, Camila. Pedagogia do (im)previsível: pandemia, distanciamento e presencialidade na educação. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 42–62, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p42-62. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10308. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

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