Tecnologías en la formación inicial de profesores que enseñan Matemáticas

Brasil y Portugal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16652

Palabras clave:

Escenario de aprendizaje, Formación Inicial, Tecnologías

Resumen

Este artículo es una reflexión sobre la formación inicial de los futuros profesores de matemáticas en dos universidades, una en Brasil y otra en Portugal. El análisis se centra en cómo se plantea la formación de estos profesores en el contexto del uso de las tecnologías para la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas. El análisis preliminar de los dos contextos lleva a la conclusión de que las prácticas desarrolladas con los futuros profesores de matemáticas parten del supuesto de que la integración de la tecnología debe contribuir al surgimiento de diferentes prácticas innovadoras y colaborativas que favorezcan el proceso de enseñanza y aprendizaje, en las que los sujetos implicados puedan expresarse, opinar, buscar y recibir información de interés, colaborar y generar conocimiento a través de diversas experiencias socializadas.

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Biografía del autor/a

Carloney Alves de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Pós-Doutor em Educação (UFS), Doutor e Mestre em Educação Brasileira (UFAL) na linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação do Professor, Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática (FACINTER) e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é professor na Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação (CEDU), na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática e professor vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas e do Doutorado em Ensino em Rede (RENOEN). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) no biênio 2020 - 2022. Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Matemática (TEMA). Membro da Rede de Educação Matemática do Nordeste (REM-NE). Avaliador do INEP do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Experiência na área de Matemática, Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professor, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação a distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Jogos Digitais, Gamificação e Dispositivos Móveis. Experiência na área de Matemática, Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professor, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação a distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Jogos Digitais, Gamificação e Dispositivos Móveis.

Sónia Matilde Pinto Correia Martins, Universidade da Madeira

Doutorada em Matemática, na especialidade de Ensino da Matemática pela Universidade da Madeira. É professora destacada na Faculdade de Ciências Exatas e das Engenharias da Universidade da Madeira. É investigadora integrada do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, posicionando-se numa liga de investigação em inovação pedagógica. É membro da comissão coordenadora do Núcleo Regional de Professores de Matemática na Madeira. Iniciou a sua carreira como docente do ensino básico e secundário e entre 2006 e 2017 integrou a equipa de formação dos projetos de formação contínua de professores CEM - Construindo o Êxito em Matemática e iTEC - Cenários de Aprendizagem com tecnologias interativas, parceria da Universidade da Madeira e da Direção Regional de Educação da RAM.

Citas

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Publicado

2024-01-22

Cómo citar

OLIVEIRA, Carloney Alves de; MARTINS, Sónia Matilde Pinto Correia. Tecnologías en la formación inicial de profesores que enseñan Matemáticas: Brasil y Portugal. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16652, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16652. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16652. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Formação de professores que ensinam Matemática: contextos e práticas

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