UNIDADES ESPECIALIZADAS DE RESPOSTA EDUCATIVA EM SITUAÇÕES DE ALUNOS COM MULTIDEFICIÊNCIA: UMA ABORDAGEM EM CONTEXTO PORTUGUÊS

Autores/as

  • Vitória Barroso ISCE - Instituto Superior de Ciências Educativas
  • Maria Leonor Marques Marinheiro ISCE - Instituto Superior de Ciências Educativas
  • Armindo José Rodrigues ISCE - Instituto Superior de Ciências Educativas
  • Luis Miguel Correia Marujo Picado ISCE - Instituto Superior de Ciências Educativas http://orcid.org/0000-0002-6720-9584

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p217

Palabras clave:

Multideficiência, Inclusão, Unidade Especializada em Multideficiência

Resumen

Com este trabalho buscamos contribuir para o entendimento do modo como se processa a inclusão de crianças com multideficiência em contexto escolar português. Promovemos uma abordagem da escola inclusiva, da problemática da Multideficiência e das unidades Especializadas em Multideficiência tendo em conta a legislação em vigor em Portugal. A literatura consultada e as reflexões realizadas conduzem-nos a admitir que tanto os professores como os técnicos consideram a inclusão de alunos com multideficiência como um desafio enriquecedor, no entanto salientam a necessidade de melhorar as acessibilidades e as condições físicas existentes e ainda aumentar e rentabilizar os recursos humanos e materiais. 

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Biografía del autor/a

Luis Miguel Correia Marujo Picado, ISCE - Instituto Superior de Ciências Educativas

Professor Coordenador em Psicologia da Educação do ISCE

Publicado

2017-08-30

Cómo citar

BARROSO, Vitória; MARINHEIRO, Maria Leonor Marques; RODRIGUES, Armindo José; PICADO, Luis Miguel Correia Marujo. UNIDADES ESPECIALIZADAS DE RESPOSTA EDUCATIVA EM SITUAÇÕES DE ALUNOS COM MULTIDEFICIÊNCIA: UMA ABORDAGEM EM CONTEXTO PORTUGUÊS. Debates em Educação, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 217, 2017. DOI: 10.28998/2175-6600.2017v9n18p217. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2620. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Debates

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