Extensão Universitária na EaD: equidade na construção de saberes transdisciplinares
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p259-272Palabras clave:
Tecnologia. Formação de Professores. Programa de ExtensãoResumen
Este artigo analisa o impacto das tecnologias na formação de professores, a partir dos saberes construídos em um Programa de Extensão Universitária na Educação a Distância (EaD), denominado Aproxime-se. Parte da perspectiva de que a democratização na Educação Superior, na modalidade EaD, deve ser pautada nos mesmos princípios da modalidade presencial, garantindo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A partir de uma pesquisa-ação, buscou-se avaliar as ações desenvolvidas nesse Programa, desde seu planejamento até a consolidação dos eventos promovidos nos polos. Os estudos e reflexões sobre a construção e a consolidação desse Programa evidenciaram suas contribuições para a formação docente, sendo constatada a vivência da tríade universitária pelos estudantes envolvidos.
Descargas
Citas
BARRETO, R. G. Tecnologias na formação de professores: o discurso do MEC. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 271-286, jul./dez. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a06v29n2.pdf. Acesso em: 22 de setembro de 2018.
BOGDAN, R; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e métodos. Porto: Editora Porto, 1994
BRASIL. Conferência Nacional de Educação – CONAE. 2014. Disponível em: . Acesso em: 5 de outubro de 2018.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988.
BRASIL. Decreto Nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Disponível em: http://uab.capes.gov. br/. Acesso em: 5 de outubro de 2018.
BRASIL. Decreto Nº 7.416, de 30 de dezembro de 2010. Disponível em: http://www. planalto.gov.br. Acesso em: 5 de outubro de 2018.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 5 de outubro de 2018
BRASIL. Plano Nacional de Extensão Universitária 2012-2022. Disponível em https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/Plano-nacional-de-extensao-universitaria-editado.pdf Acesso em 28 de outubro de 2018.
FAVACHO, A. M. P. et al (Org.). Aproxime-se/UFMG: a interface da extensão na EaD. Belo Horizonte: CAED-UFMG, 2014.
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 1980.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MACIEL, A. O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: um balanço do período 1988 – 2008. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP, 2010.
MACHADO, M. R. L.; ARRUDA, E. P. Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão na Educação a Distância: desafios e experiências. In: CORRADI, W. et al (Orgs). Extensão Universitária na EAD: desafios e experiências da indissociabilidade entre pesquisa ensino e extensão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018, no prelo.
MACHADO, M R. L. et al. A importância dos Programas de Extensão para a formação universitária a distância. In: Anais do X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD). Belém: UniRede, 2013.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. Revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF; UNESCO, 2000.
OLIVEIRA, M. A. M.; PASCHOALINO, J. B. Q.; ROCHA, T. C. Políticas para o Ensino Superior: profissionalização ou proletarização do trabalho docente? Revista Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 77-89, mai./ago.2011.
PASCHOALINO, J. B. Q. et al. O percurso de um programa de extensão na EAD: Aproxime-se/UFMG. In: Anais do XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD). Florianópolis, SC: NUTE; UFSC, 2014. p. 1286-1297.
PASCHOALINO, J. B. Q. et al. Saberes Transversais: a EaD e a formação do humano. In: V Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade, 2013, Curitiba. Anais do V Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade. Curitiba: Esocite, 2013.
PASCHOALINO, J. B. Q. Desafios da Gestão Escolar. Belo Horizonte: Studium Eficaz, 2017.
PONTE, C. I. R. V. et al. A extensão universitária na Famed/UFRGS: cenário de formação profissional. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 33, n. 4, dez. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 26 de outubro de 2018.
SAMPAIO, J. H; FREITAS, M. H. A Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. In: GONÇALVES, L. F. et al. (Org). Educação superior: princípios, finalidades e formação continuada de professores. Brasília: Universa; Líber livro, 2010.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, Campinas, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).