PREPARAR A DISPONIBILIDADE ESCOLAR EM CONTEXTOS DE CARÊNCIA SOCIOCULTURAL

Autores/as

  • Cristina Coggi Università di Torino - Itália
  • Paola Ricchiardi

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2012v4n8p01

Palabras clave:

preparação para a escola, crianças carentes, projeto lúdico, pré-escola.

Resumen

Muitos estudos estão focalizando a atenção sobre a aquisição pelas crianças, dos requisitos fundamentais para entrar na escola primária, em outros termos estão centrando-se na disponibilidade. Trata-se de uma característica complexa, que deu origem a um amplo debate e a uma variedade de pesquisas. Estas se comparam principalmente em identificação dos fatores que, em idade pré-escolar, permitem prever o sucesso escolar. Trata-se de uma questão de relevo, enquanto incide nas políticas, nos programas, nos critérios para o primeiro acesso à escola primária. As pesquisas aprofundaram o conceito de “preparação para a escola”, especificaram os âmbitos a serem indagados pela mesma, evidenciando as condições ambientais que concorrem ao desenvolvimento de amadurecimento das crianças e as possíveis estratégias de reforço. Daremos conta de tais estudos, efetuando um balanço crítico. Proporemos em fim, um projeto de didática lúdica.

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Biografía del autor/a

Paola Ricchiardi

Università di Torino- Itália

Publicado

2013-03-29

Cómo citar

COGGI, Cristina; RICCHIARDI, Paola. PREPARAR A DISPONIBILIDADE ESCOLAR EM CONTEXTOS DE CARÊNCIA SOCIOCULTURAL. Debates em Educação, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 01, 2013. DOI: 10.28998/2175-6600.2012v4n8p01. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/775. Acesso em: 13 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos

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