Prática docente: as diferentes dimensões do processo de alfabetização

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp40-56

Palabras clave:

Alfabetização. Leitura. Escrita.

Resumen

Este artigo busca refletir sobre a prática docente no Ciclo de Alfabetização, a partir da análise de aulas de uma professora do ano 1 do Ensino Fundamental, buscando apreender quais dimensões da alfabetização eram priorizados e os modos como eram abordadas. Evidenciamos que houve dedicação de tempo para ensinar o sistema notacional, simultaneamente ao trabalho voltado para a leitura e produção de textos, validando as propostas de metodologias de alfabetização que defendem a alfabetização ampliada que contempla diferentes dimensões do ensino da língua.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Telma Ferraz Leal, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Psicologia pela UFPE, com Pós-Doutorado em Educação pela Universidad de Buenos Aires. Professora do Centro de Educação da UFPE, onde atua na Pós-Graduação em Educação. Líder do do grupo de pesquisa "Educação e Linguagem: ensino da língua portuguesa - UFPE"

Kátia Virgínia das Neves Gouveia Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, onde atua como Técnica em Assuntos Educacionais. Membro do grupo de pesquisa "Educação e Linguagem: ensino da língua portuguesa - UFPE"

Patrícia Rocha Costa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Pedagoga pela FAFIRE-PE, Especialista em Educação.

Rayssa Cristina Silva Pimentel, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Pedagoga pela Universidade Federal de Pernambuco, atualmente é membro do grupo de pesquisa "Educação e Linguagem: ensino da língua portuguesa - UFPE"

Publicado

2020-12-10

Cómo citar

LEAL, Telma Ferraz; SILVA, Kátia Virgínia das Neves Gouveia; COSTA, Patrícia Rocha; PIMENTEL, Rayssa Cristina Silva. Prática docente: as diferentes dimensões do processo de alfabetização. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp, p. 40–56, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEspp40-56. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9757. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê "Ensinar a ler e a escrever: múltiplos contextos e perspectivas"