Evasão no ensino superior brasileiro
conceito, mensuração, causas e consequências
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p294-314Mots-clés :
Evasão, Ensino superior, Mensuração da evasão.Résumé
O presente estudo tem como objetivo discutir a evasão no ensino superior na perspectiva de seu conceito, mensuração, causas e consequências. Trata-se de um estudo bibliográfico de natureza exploratória. Constatou-se que a evasão no ensino superior ainda padece de maior precisão no seu cálculo e conceito. Entre as causas da evasão, destaque para os fatores financeiros, acadêmicos e aspectos psicológicos e individuais. A busca de alternativas para redução dos índices de evasão estudantil ocupa de longa data as agendas institucionais e governamentais e produz políticas públicas com resultados ainda aquém dos perspectivados. Conclui-se que a diminuição efetiva dos índices de evasão acontecerá apenas com a melhora nas condições de permanência dos estudantes.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, L. S.; SOARES, A. P. C.; FERREIRA, J. A. Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r): avaliação do ajustamento dos estudantes universitários. Avaliação Psicológica, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 81-93, nov. 2002. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712002000200002. Acesso em: 3 fev. 2021.
ANDRIOLA, W. B.; ANDRIOLA, C. G.; MOURA, C. P. Opiniões de docentes e coordenadores acerca do fenômeno da evasão discente dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 52, p. 365-382, jul./set. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362006000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 17 fev. 2021.
BACKES, D. A. P. Análise sobre a influência do sistema de seleção unificada (SiSU) na evasão do curso de administração da Universidade Federal de Mato Grosso. Revista de Administração do Sul do Pará, v. 2, n. 1, p. 79-105, jan./abr. 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/333659217_ANALISE_SOBRE_A_INFLUENCIA_DO_SISTEMA_DE_SELECAO_UNIFICADA_SiSU_NA_EVASAO_DO_CURSO_DE_ADMINISTRACAO_DA_UNIVERSIDADE_FEDERAL_DE_MATO_GROSSO. Acesso em: 5 fev. 2021.
BARBOSA, J. P. G. et al. A adoção do SISU e a evasão na Universidade Federal de Uberlândia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 2, p. 722-738, 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8352. Acesso em: 5 fev. 2021.
BARROSO, M. F.; FALCÃO, E. B. M. Evasão universitária: o caso do Instituto de Física da UFRJ. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 9., 2004, Jaboticatubas. Anais eletrônicos [...]. Jaboticatubas: Sociedade Brasileira da Física, 2004. Disponível em: https://www.if.ufrj.br/~carlos/pef/materiais/marta-epef2004-evasao-co12-2.pdf. Acesso em: 5 fev. 2021.
BENATTI, V. P. M. Dificuldade de permanência na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul: a realidade do estudante pobre e negro na Unidade Universitária de Dourados. 2017. Dissertação (Mestrado em Sociologia) –Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1255. Acesso em: 5 fev. 2021.
BRAGA, M. J.; XAVIER, F. P. Transição para o ensino superior: aspiração dos alunos do ensino médio de uma escola pública. Educar em Revista, Curitiba, n. 62, p. 245-259, out./dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000400245&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 25 mar. 2021.
BRASIL. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 79, p. 7, 25 abr. 2007. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=7&data=25/04/2007. Acesso em: 1 abr. 2021.
BRASIL. Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 120-A, p. 1-7, 26 jun. 2014. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1000&pagina=1&data=26/06/2014. Acesso em: 28 mar. 2021.
BRASIL. Lei no 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 1, 30 ago. 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 28 mar. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas. Brasília, DF: MEC, 1997. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002240.pdf. Acesso em: 4 fev. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 2, de 26 de janeiro de 2010. Institui e regulamenta o Sistema de Seleção Unificada, sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação, para seleção de candidatos a vagas em cursos de graduação disponibilizadas pelas instituições públicas de educação superior dele participantes. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 18, p. 80-81, 27 jan. 2010. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=80&data=27/01/2010. Acesso em: 5 fev. 2021.
BUENO, J. L. O. A evasão de alunos. Paidéia, Ribeirão Preto, n. 5, p. 9-16, ago. 1993. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X1993000200002#:~:text=A%20evas%C3%A3o%20de%20alunos%20%C3%A9,universit%C3%A1ria%20e%20%C3%A0%20estrutura%20curricular. Acesso em: 3 fev. 2021.
COULON, A. A condição de estudante: a entrada na vida universitária. Salvador: EDUFBA, 2008.
DEMETRIOU, C.; SCHMITZ-SCIBORSKY, A. Integration, motivation, strengths and optimism: retention theories past, present and futures. In: NATIONAL SYMPOSIUM ON STUDENT RETENTION, 7., 2011, Charleston. Proceedings [….]. Norman: University of Oklahoma, 2011. p. 300-312. Disponível em: https://studentsuccess.unc.edu/wp-content/uploads/sites/10139/2012/11/Demetriou-and-Schmitz-Sciborski.pdf. Acesso em: 25 abr. 2021.
DONOSO, S.; SCHIEFELBEIN, E. Análisis de los modelos explicativos de retención de estudiantes en la universidad: una visión desde la desigualdad social. Estudios Pedagógicos, Valdivia, v. 33, n. 1, p. 7-27, 2007. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-07052007000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 5 fev. 2021.
FAVATO, M. N.; RUIZ, M. J. F. REUNI: política para a democratização da educação superior? Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 12, n. 2, p. 448-463, maio/ago. 2018. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2365. Acesso em: 2 abr. 2021.
FIALHO, M. G. D. A evasão escolar e a gestão universitária: o caso da Universidade Federal da Paraíba. 2014. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5920?locale=pt_BR. Acesso em: 25 abr. 2021.
FRITSCH, R. A problemática da evasão em cursos de graduação em uma universidade privada. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPEd, 37., 2015, Florianópolis. Anais eletrônicos [...]. Florianópolis: ANPEd, 2015. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt11-3986.pdf. Acesso em: 3 fev. 2021.
GAIOSO, N. P. de L. A evasão discente na educação superior: na perspectiva dos de alunos e dirigentes. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2005. Disponivel em: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1234. Acesso em: 9 fev. 2021.
GILIOLI, R. de S. P. Evasão em instituições federais de ensino superior no Brasil: expansão da rede, SISU e desafios. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2016. Disponível em: https://bd.camara.leg.br/bd/handle/bdcamara/28239. Acesso em: 3 fev. 2021.
GISI, M. L. A educação superior no Brasil e o caráter de desigualdade do acesso e da permanência. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 17, p. 97-112, jan./abr. 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/6740#:~:text=Dados%20obtidos%20mediante%20pesquisa%20realizada,a%20classe%2C%20g%C3%AAnero%20e%20etnia. Acesso em: 5 fev. 2021.
GUERREIRO-CASANOVA, D. C.; POLYDORO, S. A. J. Autoeficácia e integração ao ensino superior: um estudo com estudantes de primeiro ano. Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 75-88, 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872011000100006. Acesso em: 3 fev. 2021.
HOED, R. M. Análise da evasão em cursos superiores: o caso da evasão em cursos superiores da área de Computação. 2016. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) – Universidade de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/22575. Acesso em: 5 fev. 2021.
KINGSTON, E. Emotional competence and drop-out rates in higher education. Education + Training, v. 50, n. 2, p. 128-139, 2008. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/00400910810862119/full/html. Acesso em: 4 fev. 2021.
LIMA, F. S. de; ZAGO, N. Desafios conceituais e tendências da evasão no ensino superior: a realidade de uma universidade comunitária. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 4, n. 2, p. 366-386, maio/ago. 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8651587. Acesso em: 3 fev. 2021.
LIMA, M. et al. Trajetórias acadêmicas de estudantes dos bacharelados interdisciplinares e do curso de Psicologia: análise de históricos escolares. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 24, n. 91, p. 395-423, jun. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362016000200395&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 5 fev. 2021.
LUZ, J. N. N. da. O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) na Universidade Federal de Mato Grosso – campus Cuiabá – e a relação com a democratização do acesso. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2013. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFMT_a9b897d3d397999af9a2822910f6351d. Acesso em: 5 fev. 2021.
MAZZETTO, S. E., CARNEIRO, C. C. B. S. Licenciatura em química da UFC: perfil sócio-econômico, evasão e desempenho dos alunos. Química Nova, v. 25, n. 6B, 1204-1210, 2002. Disponível em: http://static.sites.sbq.org.br/quimicanova.sbq.org.br/pdf/Vol25No6B_1204_23.pdf. Acesso em: 3 fev. 2021.
MENDONÇA, L.; ROCHA, A. A influência das expectativas dos alunos do 1º ano na adaptação à Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto. In: CONGRESSO GALAICO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA, 8., 2005, Braga. Actas [...]. Braga: Universidade do Minho, 2005. Disponível em: https://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/documentos/congreso/VIIIcongreso/pdfs/33.pdf. Acesso em: 6 fev. 2021.
MOURA, D. H.; SILVA, M. dos S. A evasão no curso de licenciatura em Geografia oferecido pelo CEFET-RN. Holos, [S.l.], v. 3, p. 26-42, maio 2007. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/126. Acesso em: 3 fev. 2021.
NOGUEIRA, C. M. M. et al. Promessas e limites: o SiSU e sua implementação na Universidade Federal de Minas Gerais. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 33, e161036, abr./jun. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982017000100116&tlng=pt. Acesso em: 5 fev. 2021.
OLIVEIRA, B. de; GUIMARÃES, L. J.; SANTANA, T. N. P. O caminho para a redução da evasão de estudantes nas instituições de ensino superior. Humanidades & Inovação, v. 6, n. 18, p. 155-164, 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1864 Acesso em: 17 fev. 2021.
PALHARINI, F. A. Evasão, exclusão e gestão acadêmica na UFF: passado, presente e futuro. Niterói: ICHF, 2010.
PAULA, M. de F. C. de. Políticas de democratização da educação superior brasileira: limites e desafios para a próxima década. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Sorocaba, v. 22, n. 2, p. 301-315, maio/ago. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772017000200301&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 abr. 2021.
PRESTES, E. M. da T.; FIALHO, M. G. D. Evasão na educação superior e gestão institucional: o caso da Universidade Federal da Paraíba. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 26, n. 100, p. 869-889, jul./set. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362018000300869&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 18 mar. 2021.
RIBEIRO, J. L. L. de S.; MORAIS, V. G. A possível relação entre SISU e a evasão nos primeiros semestres dos cursos universitários. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 25, e250040, out. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100231&tlng=pt. Acesso em: 5 fev. 2021.
RISTOFF, D. Vinte e um anos de educação superior: expansão e democratização. Cadernos do GEA, Rio de Janeiro, n. 3, jan./jun. 2013. Disponível em: http://flacso.redelivre.org.br/files/2015/03/Caderno_GEA_N3.pdf. Acesso em: 3 fev. 2021.
SANTOS, J. L. F.; BARROS, L. F. Cadernos de estudos da evasão. São Paulo: USP, 1994.
SCHIMITT, R. E. A evasão na educação superior: uma compreensão ecológica do fenômeno como estratégia para a gestão da permanência estudantil. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 10., 2014, Florianópolis. Anais eletrônicos [...]. Florianópolis: ANPEd Sul, 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/690-0.pdf. Acesso em: 3 fev. 2021.
SCHIRMER, S. N.; TAUCHEN, G. Políticas públicas de enfrentamento da evasão na educação superior brasileira: um estudo do estado da arte. Revista @mbienteeducação, [S.l.], v. 12, n. 3, p. 316-341, set./dez. 2019. Disponível em: http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/782. Acesso em: 10 fev. 2021.
SILVA E SILVA, L. H. da. Evasão, uma situação instada e difícil de atacar! In: FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE GRADUAÇÃO DA REGIÃO SUL, 2012, Itá. Oficina [...]. Itá: ForGrad Sul, 2012. Disponível em: http://slideplayer.com.br/slide/7298693. Acesso em: 3 fev. 2021.
SILVA FILHO, J. P. da. As reprovações em disciplinas nos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) no período de 2000 a 2008 e suas implicações na evasão discente. 2009. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal do Ceará, 2009. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2789. Acesso em: 25 abr. 2021.
SILVA FILHO, R. L. L. e et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, p. 641-659, set./dez. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742007000300007&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 27 abr. 2021.
SILVA FILHO, R. L. L. e; LOBO, M. B. de C. M. Como a mudança na metodologia do INEP altera o cálculo da evasão. Instituto Lobo, Mogi das Cruzes, n. 82, dez. 2012. Disponível em: https://www.institutolobo.org.br/artigos/?pag=11. Acesso em: 4 fev. 2021.
SILVA, M. das G. M. da; VELOSO, T. C. M. A. Acesso nas políticas da educação superior: dimensões e indicadores em questão. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Sorocaba, v. 18, n. 3, p. 727-747, nov. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772013000300011&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 4 fev. 2021.
SPADY, W. G. Dropouts from higher education: toward an empirical model. Interchange, Netherlands, v. 2, p. 38-62, Sept. 1971. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/BF02282469. Acesso em: 25 abr. 2021.
TINTO, V. Dropout from higher education: a theoretical synthesis of recent research. Review of Educational Research, Washington, v. 45, n. 1, p. 89-125, 1975. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/00346543045001089. Acesso em: 25 mar. 2021.
TINTO, V. Leaving college: rethinking the causes and cures of student attrition. 2. ed. Chicago: University of Chicago Press, 1993.
TINTO, V. Promoting student retention through classroom practice. In: ENHANCING STUDENT RETENTION: USING INTERNATIONAL POLICY AND PRACTICE, 2003, Amsterdam. Proceedings [….]. Amsterdam: European Access Network; Institute for Access Studies at Staffordshire University, 2003. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/255589128_Promoting_Student_Retention_Through_Classroom_Practice. Acesso em: 3 fev. 2021.
TINTO, V.; CULLEN, J. Dropout in higher education: a review and theoretical synthesis of recent research. New York: Teachers College, 1973. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED078802. Acesso em: 24 abr. 2021.
VARGAS, H. M. O SiSU na berlinda: presente e uma provocação para o futuro. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 35, e215020, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982019000100301&tlng=pt. Acesso em: 5 fev. 2021.
VELOSO, T. C. M. A.; ALMEIDA, E. P. de. Evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus universitário de Cuiabá: um processo de exclusão. Série-Estudos, Campo Grande, n. 13, p. 133-148, jan./jun. 2002. Disponível em: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/564. Acesso em: 3 fev. 2021.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).