As disputas pela formação de professores no contexto das reformas educacionais (1996-2019)

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14877

Mots-clés :

Base Nacional Comum, Diretrizes Curriculares Nacionais, Formação de professores

Résumé

Este artigo analisa algumas reformas educacionais relacionadas à formação inicial de professores para a Educação Básica no Brasil. Apoiando-se na revisão da literatura e na análise documental da legislação educacional entre 1996 e 2019, são evidenciados os encaminhamentos para a docência, que transita entre a lógica vocacional e as perspectivas profissionais. As disputas pelo controle dessa formação por parte do empresariado têm gerado posições que destoam daquelas defendidas pelo movimento de professores, refletindo diretamente nas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de formação de professores, subordinando a docência aos interesses do mercado.

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Wanderson Diogo Andrade da Silva, Universidade Regional do Cariri

Professor do Departamento de Química Biológica da Universidade Regional do Cariri (DQB/URCA). Doutorando em Educação (UFMG), Mestre em Educação (UFC), Licenciado em Química (IFCE - Iguatu) e em Pedagogia (UNINTER).

Suzana dos Santos Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), onde fez sua formação: graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado. Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (U.L) e Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME), do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Educação Superior (Universitátis/UFMG) e do Núcleo de Pesquisa sobre Condição e Formação Docente (PRODOC). Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão. Editora Chefe da Educação em Revista e da Editora Selo FaE (FaE/UFMG). Desenvolve pesquisas e estudos sobre políticas públicas, avaliação educacional, gestão escolar, formação de professores, Educação Superior e docência universitária. 

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Publié-e

2023-05-10

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SILVA, Wanderson Diogo Andrade da; GOMES, Suzana dos Santos. As disputas pela formação de professores no contexto das reformas educacionais (1996-2019). Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14877, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14877. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14877. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático - Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Human

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