Ensino secundário em Moçambique

impacto dos currículos operacional e oculto na qualidade de ensino

Auteurs-es

  • Celso Daniel Mandlate Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia - Moçambique
  • Laurentino Américo Nhacuongue Universidade Save-Gaza Moçambique

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15929

Mots-clés :

Ensino secundário, Currículo, Qualidade de ensino

Résumé

Neste artigo, buscou-se compreender fatores que comprometem a qualidade de ensino no Sistema Nacional de Educação de Moçambique, especificamente do Ensino Secundário, a partir de revisão documental das políticas educativas e descrição de contextos reais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ARROYO, Miguel Gonzáles. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011.

DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F.; SANTOS, C. D. A. A qualidade da educação: conceitos e definições. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2007. (Série Documental: Textos para Discussão).

LIBÂNEO, J. C. Produção de saberes na escola. In: CANDAU, V. M. (org.). Didática, currículo e saberes escolares. 2. Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

MANDLATE, Celso Daniel. Formação e atuação de professores no ensino secundário do sistema nacional de educação: o período pós-colonial em Moçambique. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.

MOÇAMBIQUE. Lei n.º 18, de 28 de dezembro de 2018. Revisão da Lei sobre o Sistema Nacional de Educação. Boletim da República, Maputo, n. 3748, 1ª série, capítulo 1º, p. 20-325, 28 de dez. 2018. Disponível em: https://mept.org.mz/wp-content/uploads/2020/02/Lei-n%C2%BA-18-2018-28-Dezembro_-SNE.pdf. Acesso em: 19 abr. 2023.

MOÇAMBIQUE. Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH). Plano Estratégico da Educação 2020-2029. Maputo: Diplac, 2020a. Disponível em: https://planipolis.iiep.unesco.org/sites/default/files/ressources/2020-22-mozambique-esp.pdf. Acesso em: 19 abr. 2023.

MOÇAMBIQUE. Programa Quinquenal do Governo: 2020-2024. Maputo: Governo de Moçambique, 2020b. Disponível em: http://www.ts.gov.mz/images/PQG_2020.2024_Versao_AR__02042020-min.pdf. Acesso em: 19 abr. 2023.

MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. Currículo, cultura e sociedade. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

PACHECO, J.A. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Editora, 2001.

SACRISTÁN, G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SARAIVA, M.; REIS, E; ROLDÃO, V. Conceituar a qualidade de ensino: uma aplicação prática no ISCTE e na Universidade de Évora. Évora: EU, 2006.

SENGULANE, H. Teoria de currículo. Chongoene: Unisave, 2022.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

VARELA, B. L. O currículo e o desenvolvimento curricular: concepções, práxis e tendências. Praia: Edições Unicp, 2013.

Publié-e

2023-09-05

Comment citer

MANDLATE, Celso Daniel; NHACUONGUE, Laurentino Américo. Ensino secundário em Moçambique: impacto dos currículos operacional e oculto na qualidade de ensino. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15929, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15929. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15929. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Formação docente: experiências e correlatos teórico-práticos