AS LETRAS NO BARRO: ENSAIOS SOBRE A FORMAÇÃO DO LEITOR CAMPESINO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p12

Mots-clés :

Educação do campo. Leitura. Letramento literário.

Résumé

O trabalho versa sobre a formação do leitor nas escolas do campo e objetiva analisar o processo de formação dos leitores campesinos quanto à prática da leitura no Ensino Fundamental (anos iniciais). Assim, apresentamos uma pesquisa de caráter qualitativo, que utiliza como instrumentais o diário de campo e entrevista com dois docentes atuantes no Ensino Fundamental através de questionário semiestruturado e visita ao lócus da pesquisa. Compreendemos que, embora as condições sejam precárias e não haja relação direta entre a teoria e a prática dos entrevistados sobre a importância do letramento literário, é possível fomentar práticas educativas com vistas à progressão da formação de leitores do campo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Giovana Carla Amorim, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN.  Membro titular do Programa de Pós Graduação em Educação POSEDUC/UERN. Escritora. Atuante nos grupos de Pesquisa de Formação e profissionalização docente e Educação e Linguagens. giovana_melo@hotmail.com

Téléchargements

Publié-e

2017-08-30

Comment citer

AMORIM, Giovana Carla; ALMEIDA, Lucielton Tavares de. AS LETRAS NO BARRO: ENSAIOS SOBRE A FORMAÇÃO DO LEITOR CAMPESINO. Debates em Educação, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 12, 2017. DOI: 10.28998/2175-6600.2017v9n18p12. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/3386. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê "A interface educação e linguagem: pesquisas em leitura, escrita e variação linguística"

Articles similaires

<< < 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.