Cidade de Primeiro Grau: um jogo digital de RPG para o ensino de função afim

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p316-334

Mots-clés :

Função afim, Cidade de primeiro grau, Jogos digitais

Résumé

Este trabalho versa sobre o desenvolvimento de jogos digital para o ensino da Matemática e tem o objetivo de investigar o processo de desenvolvimento de um jogo digital de RPG com foco no ensino de função afim. Este estudo se justifica pela escassez de trabalhos no âmbito da Educação Matemática e da área de jogos digitais que discutam sobre a temática. A metodologia segue uma abordagem qualitativa e para o desenvolvimento do jogo digital baseou-se no modelo cascata, comumente usado na engenharia de software. A coleta de dados se deu a partir da autobiografia, em que relatamos a experiência de desenvolver um jogo digital e, além disso, utilizamos a ferramenta softmat para avaliar as potencialidades pedagógicas do jogo digital construído. Os resultados obtidos a partir da avaliação mostram que o jogo digital de RPG, intitulado Cidade de Primeiro Grau é adequado para uso em sala de aula.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Luis Eduardo Silva Góes, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Finalizando Mestrado em Educação Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz. É professor da Faculdade Maria Milza, atuando nos Cursos de Bacharelado em Engenharia Civil e Licenciatura em Pedagogia.

Áreas de Atuação: Matemática e Educação Matemática

Téléchargements

Publié-e

2018-12-21

Comment citer

SILVA GÓES, Luis Eduardo; TEIXEIRA, Jaylson. Cidade de Primeiro Grau: um jogo digital de RPG para o ensino de função afim. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 316–334, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n22p316-334. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5065. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê "Educação Matemática, Mobilidade e Cibercultura em contextos de ensino e de aprendizagem: dilemas e desafios"

Articles similaires

<< < 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.