A participação dos pais no cotidiano dos cursos integrados do IFSC sob a ótica da coordenadoria pedagógica

Autori

  • Vitor Gomes da Silva IFSudesteMG
  • Roberta Pasqualli Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp621-637

Parole chiave:

Ensino Integrado, Gestão Participativa, Participação dos pais, Escola Democrática

Abstract

Esta pesquisa tem como objetivo compreender, sob a ótica das coordenadorias pedagógicas, como se dá a relação entre os pais dos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) com a instituição de ensino em que seus filhos estudam. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e dialética que fez uso de referencial bibliográfico e levantamento de dados por meio de questionário aplicado com 12 servidores públicos lotados em coordenadorias pedagógicas em três das seis regiões geográficas de abrangência do IFSC em Santa Catarina. Os resultados demonstram que a execução da parceria entre a instituição de ensino e a família não pode depender apenas de um dos lados.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Vitor Gomes da Silva, IFSudesteMG

Professor do IFSudesteMG. Doutor em Ciência da Religião

Roberta Pasqualli, Instituto Federal de Santa Catarina

Docente do IFSC. Doutora em Educação.

Riferimenti bibliografici

BRASIL. Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Brasília, 2008.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF, 1996.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

FRANCO, Maria Laura Barbosa. Questões metodológicas e o papel do sujeito pesquisador. In: TRINDADE, V, FAZENDA, I., LINHARES, C. (Orgs.). Os Lugares dos Sujeitos na Pesquisa Educacional. Campo Grande: UFMS, 1999.

FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, nº 129, 2014.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: Gaudêncio Frigotto; Maria Ciavatta; Marise Ramos. (Org.). Ensino Médio Integrado: Concepção e contradição. São Paulo: Cortez, 2005.

GUTIERREZ, Gustavo Luiz. Autogestão de empresas: considerações a respeito de um modelo possível. Revista de Administração de Empresas, v. 28, n. 2, 1988.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática, 5. ed. Goiânia, Alternativa, 2004.

LOTTERMANN, Osmar. O currículo integrado na educação de jovens e adultos. Dissertação (Mestrado em Educação nas ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ijuí, 2012.

LÜCK, Heloísa et al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar: Rio de janeiro: DP&A, 1998.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2002.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

OLIVEIRA, Gercina Alves de. A burocracia weberiana e a administração federal brasileira. Revista De Administração Pública, v. 35, nº 02, 1970.

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Cortez, 2016.

PASQUALLI, Roberta; SILVA, Angela; SILVA, Vitor Gomes da. A Pesquisa como Princípio Educativo no Currículo Integrado. Debates em Educação, v. par11, nº 24. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6294. Acesso em: 11 jan. 2022.

RAMOS, Marise N. Trabalho, educação e correntes pedagógicas no Brasil: um estudo a partir da formação dos trabalhadores técnicos da saúde. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz e Ed. UFRJ, 2010.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Rev. Bras. Educ. 2007, vol.12, nº.34, 2007.

SILVA, Tomaz Tadeu Da. Documentos de identidade: Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

SPÓSITO, Marília Pontes. Educação, gestão democrática e participação popular. In: BASTOS, João Baptista (org.). Gestão Democrática. 3° edição. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

WEBER, Max. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 1982.

VEIGA, Ilma Passos; FONSECA, Marília. As dimensões do projeto político-pedagógico: novos desafios para a escola. Campinas: Papirus, 2001.

Pubblicato

2022-06-10

Come citare

SILVA, Vitor Gomes da; PASQUALLI, Roberta. A participação dos pais no cotidiano dos cursos integrados do IFSC sob a ótica da coordenadoria pedagógica. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 621–637, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp621-637. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13415. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

Articoli simili

<< < 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.