Concurso público para o magistério da Bahia

uma análise crítica das provas de química

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16626

Parole chiave:

Concurso público, provas de química, magistério

Abstract

O concurso público é um processo garantido por lei utilizado para selecionar candidatos, aptos a desenvolverem uma determinada função. Este artigo trata de uma pesquisa qualitativa e documental, que analisou as provas para concurso público do magistério baiano com questões objetivas e discursivas da área de química nas edições 2011, 2018 e 2022. Em relação aos dados, foi identificado uma maior concentração de questões voltadas para área de química geral, e por outro lado, uma escassez de questões de química orgânica. As questões discursivas articulam os conteúdos específicos com áreas da educação como a contextualização, por exemplo.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Jayne Santos Leal, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Discente do curso de Licenciatura em Química do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bolsista do Programa Residência Pedagógica.

 

Lattes: https://lattes.cnpq.br/3394077128946333

Mara Aparecida Alves da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Química do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Líder do Grupo de Pesquisa Ensino Extensão em Educação Química (PƎQUI) do CFP/UFRB.

Geronimo Lopes Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutor em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Química Analítica pela Universidade Estadual do Sudoeste de Bahia (UESB). Especialista em Educação pela FAC-Sul. Professor no Centro Territorial de Educação Profissional/Vale do Jiquiriçá (CETEP).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8356117315172284

Riferimenti bibliografici

ARAUJO, Denise Lino de. O que é (e como faz) sequência didática. Entre Palavras, Fortaleza, v. 3, n.1, p. 322-334, jan./jul. 2013.

BAHIA. Lei no 8.261 de 29 de maio de 2002. Estatuto do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia e dá outras providências. Disponível em: https://governo-ba.jusbrasil.com.br/legislacao/85404/lei-8261-02. Acesso em: 2 nov. 2022.

BAHIA, SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA. Processo Seletivo Simplificado. Edital SEC/SUDEPE nº 18/2022 de 10 de novembro de 2022. Salvador: SEC-BA, 2022. Disponível em: http://institucional.educacao.ba.gov.br/selecaoconcursos. Acesso em: 10 nov. 2022.

BAIRD, Colin; CANN, Michael. Química ambiental. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARROS, Claudia Cristiane Andrade; SOUZA, Adriana da Silva; DUTRA; Franciny D’Esquivel; GUSMÃO; Risia Silva Chaves; CARDOSO, Berta Leni Costa. Precarização do trabalho docente: reflexões em tempos de pandemia e pós pandemia. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1-23, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Básica/MEC, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. v. 2. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017a. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em: 2 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: química – guia de livros didáticos – ensino médio. Brasília, DF: FNLD, 2017b.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, compilado até a Emenda Constitucional nº. 105/2019. Brasília : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2020. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/566968/CF88_EC105_livro.pdf. Acesso em: 2 nov. 2022.

CHAVES, João Victor; SOUZA; Tayná L. Schuaste de; ARONI, Marilise; BUNDCHEN, Márcia; NICHELE, Aline G. O Átomo: Investigação das Concepções dos Estudantes e o Planejamento de Proposta Didática no Contexto do Pibid. In: ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA, 37., 2017, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2017. Disponível em: https://edeq.furg.br/images/arquivos/trabalhoscompletos/s15/ficha-180.pdf. Acesso em: 20 abr. 2023.

DEFFAVERI, Maiko; MÉA, Cristina Pilla Della; FERREIRA, Vinícius Renato Thomé. Sintomas de ansiedade e estresse em professores de educação básica. Cadernos de Pesquisa, v. 50, p. 813-827, 2020.

DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

FONSECA, Martha Reis Marques da. Química: Ensino Médio. v. 1. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016a.

FONSECA, Martha Reis Marques da. Química: Ensino Médio. v. 2. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016b.

FONSECA, Martha Reis Marques da. Química: Ensino Médio. v. 3. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016c.

GALIZA, L. S. Analisando o Perfil Formativo de Professores de Química: um estudo em algumas escolas públicas do território de identidade do Vale do Jiquiriçá. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.

ROSENFIELD, Cinara L. Trabalho decente e precarização. Tempo Social, São Paulo, São Paulo, V. 23, n.01, p.247-268, jun. 2011. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12660. Acesso em 20 de abril de 2023.

JESUS, Cláudia Santos de; SANTOS, Genivaldo Cruz; SOUZA, Vanilton Caetano Soares de. As modalidades de inserção do professor nas salas de aula da educação básica do estado da Bahia e sua relação com a autonomia docente.In: SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CIENTÍFICA-ALTERIDADE, DIREITOS FUNDAMENTAIS E EDUCAÇÃO (SEMOC), 22., 2019, Salvador. Anais [...]. Salvador: UCSAL, 2019.

SILVA JUNIOR, Jorge Adriano da; OLIVEIRA, Isabela Fadul de. A contratação em regime especial de direito administrativo (REDA) e seu impacto nas condições de trabalho docente: o caso dos professores do estado da Bahia. Revista Brasileira de Sociologia do Direito, v. 6, n. 1, p. 86-105, 2019.

SILVA, Railane dos Santos; SILVA, Mara Aparecida Alves da; SILVA, José Gilberto da. Os Limites e Potencialidades de uma Oficina Temática como estratégia para o Ensino de Química. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, v. 1, n. 2, p. 207-230, 2020.

SILVA, M. A. A.; SILVA, J. G.; FERREIRA, L. G. Profissionalização Docente: Um estudo sobre o perfil dos Professores de Química em escolas estaduais no interior da Bahia. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (ENEQ), 20., 2021, Pernambuco. Anais [...]. Pernambuco: UFRPE/UFPE, 2021. p. 1-12. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/eneqpe2020/248002-profissionalizacao-docenteum-estudo-sobre-o-perfil-dos-professores-de-quimica-em-escolas-estaduais-nointerior-/. Acesso em: 30 abr. 2023.

TOSTES, Maiza Vaz; ALBUQUERQUE, Guilherme Souza Cavalcanti de; SILVA, Marcelo José de Souza e; PETTERLE, Ricardo Rasmussen. Sofrimento mental de professores do ensino público. Saúde em Debate, v. 42, n. 116, p. 87-99, 2018.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Metodologia da Pesquisa. 2. ed. Curitiba: IESDE, 2009.

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Pubblicato

2024-06-26

Come citare

LEAL, Jayne Santos; SILVA, Mara Aparecida Alves da; LIMA, Geronimo Lopes. Concurso público para o magistério da Bahia: uma análise crítica das provas de química. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16626, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16626. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16626. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Articoli simili

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.