Ensino de Ciências e de Biologia sob a perspectiva histórico-crítica na literatura científica

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p225-241

Parole chiave:

Ensino de Ciências, Levantamento Bibliográfico, Pedagogia Histórico-crítica.

Abstract

Este trabalho trata-se de um levantamento bibliográfico das produções teóricas já realizadas na literatura (anais de eventos, revistas da área, livros e artigos divulgados no meio digital), com o objetivo de se entender como se dá a apropriação teórica e metodológica da Pedagogia Histórico-crítica (PHC) no ensino de Ciências e no Ensino de Biologia. Cientes de que a PHC tem como pilar os pressupostos teóricos e filosóficos do Materialismo Histórico-dialético, foi possível observar que há falta de rigorosidade metodológica e comprometimento teórico entre os trabalhos do ensino de ciências. Na mesma linha, a escassez de trabalhos que relacionam o ensino de Biologia às pedagogias críticas apontam que as contribuições da PHC no ensino de Biologia são, ainda, embrionárias. 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Raquel Sanzovo Pires de Campos, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Bióloga, Pedagoga, mestre e doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. É professora de Ciências e Biologia da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e substituta do Departamento de Educação do Instituto de Biociências, UNESP Botucatu.

Riferimenti bibliografici

BACZINSKI, A. V. M. A Pedagogia Histórico-Crítica e o currículo básico para a escola pública do paraná – 1990. ORSO, P. J.; PEIXOTO, E. M. M.; PEREIRA, M. F. R. (entr.) Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 216-226, dez. 2013.

BORGES, E. R.; PINHEIRO, B.C.S.; MORADILLO, E. A.; A Pedagogia Histórico-Crítica e o Ensino de Estequiometria no Ensino Médio: a incorporação de conceitos científicos numa perspectiva contextual. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X ENPEC, 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais... Águas de Lindóia, SP: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências., 2015, sem paginação.

BUFFON, A.D. et al. Pedagogia Histórico-Crítica e Ensino de Física: uma Proposta de Sequência Didática. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X ENPEC, 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais... Águas de Lindóia, SP: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências., 2015, sem paginação.

CAETANO, R. J.; BELLINI, M. Que currículo é este? As diretrizes curriculares da rede pública de educação básica do estado do Paraná no ensino de ciências: o que há de novo? In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, VI ENPEC, 2007, Florianópolis, SC. Atas... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, 2007.

CAMPOS, L. M. L. et al. Mapeando aproximações entre Pedagogias Críticas e Ensino de Ciências Biológicas. In: IX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – IX ENPEC. Atas... Águas de Lindoia, SP – 10 a 14 de Novembro de 2013.

CAMPOS, R. S. P. A Pedagogia Histórico-Crítica e prática docente de ensino de Biologia. 2017. Tese (Doutorado), Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2017.

CHRISTÓFALO, A. A. C.; GIARDINETTO, J.R.B. A prática de Ensino de Ciências e a PHC: Um esboço de Ensino em Nível Médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, V ENPEC., 2005, Bauru - SP. Atas... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, 2005.

CUNHA, M. B. M; SILVA, J. L. P. B; MORADILLO, E. F. Pedagogia Histórico-Crítica e sistema de complexos temáticos: buscando convergências no ensino de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IX ENPEC, 2013, Águas de Lindoia, SP. Atas... Águas de Lindóia, SP: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, 2013, sem paginação.

CUNHA, B. M.; SILVA, J. L. P. B.; A formação crítico-pedagógica de professores e professoras. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X ENPEC, 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais... Águas de Lindóia, SP: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, 2015, sem paginação.

FACCI, M. G. D. A crítica às pedagogias do “aprender a aprender”: a naturalização do desenvolvimento humano e a influência do construtivismo na educação. In: Pedagogia Histórico-Crítica: 30 anos. MARSIGLIA, A. C. G (Org). Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J. . Modelos Educacionais em 30 pesquisas sobre Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências nos anos iniciais da escolarização. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 17, p. 641-662, 2012. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/175/119. Acesso em: out 2019.

GASPARIN, J. L. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas, Sp: Autores Associados, 2009.

GENOVEZ, C. L. C. R. A; VALE, J. M. F. A Pedagogia Histórico-Crítica nas aulas de biologia com enfoque na poluição das águas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, V ENPEC., 2005, Bauru - SP. Atas... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, 2005.

GERALDO, A. C. H. Didática de Ciências Naturais: na perspectiva Histórico-Crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino em Biologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.

KRASILCHIK, M. Reformas e Realidade: o caso do ensino de Ciências. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, p. 85-93, 2000.

LAKATOS, E. M. MARCONI, M. A. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

LIMA, C.; PINHEIRO, B.C.S.; MORADILLO, E. F A apropriação dos conceitos Ácidos e Bases e a Pedagogia Histórico-Crítica: uma interlocução em sala de aula. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - X ENPEC) 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais... Águas de Lindóia: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências., 2015.

LIMA, J. M. M.; et al. Aproximação entre a teoria histórico-crítica e a aprendizagem significativa: uma prática pedagógica para o ensino de biologia. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review. v.2, p. 54-64, 2012. Disponível em:http://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID31/v2_n2_a2012.pdf . Acesso em: out 2019.

MACHADO, A.; NICOLE, C. R.; POLINARSKI, C. A. O ensino de ciências e suas contribuições para o desenvolvimento humano e a formação do conceito: abordagem histórico –cultural para uma prática na Pedagogia Histórico-Crítica” In: PAGNONCELLI, C. MALACHEN, J. MATOS, N. S. D. O trabalho pedagógico nas disciplinas escolares: contribuições a partir dos fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas, SP: Armazém do Ipê, 2016.

MARSIGLIA, A. C. G. O ensino de ciências na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras reflexões. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, V ENPEC., 2005, Bauru - SP. Atas... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, 2005.

MARTINIANO, E.; ROCHA, Z. F. D. C. Disponibilização de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem: o uso do Moodle na disciplina de Biologia. Polyphonía, v. 26/2, jul./dez. 2015. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/38324. Acesso em: out 2019.

MARX. K. Para uma crítica da economia política. Primeira edição de 1859. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000054.pdf. Acesso em: jan 2016.

MARX. K. Manuscritos Econômico-Filosóficos: Primeiro Manuscrito - Trabalho Alienado. do original: “Ökonomisch-philosophische Manuskripte aus dem Jahre 1844”, que reúne textos escritos por Karl Marx em 1844. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/marx/1844/manuscritos/cap01.htm . Acesso em: ago 2017.

MORI, R. C.; CURVELO, A. A. S. O pensamento de Dermeval Saviani e a educação em museus de ciências. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 42, n. 2, p. 491-506, abr./jun. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v42n2/1517-9702-ep-42-2-0491.pdf . Acesso em: out 2019.

MOURA, C.N.; COMARU, M. W. Pedagogia Histórico-Crítica e Arte sequencial: Metodologias alternativas no ensino de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X ENPEC, 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais... Águas de Lindóia, SP: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, 2015, sem paginação.

OLIVEIRA, M. C. R.; SALAZAR, D. M. Experimentação didática no ensino de química numa perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IX ENPEC, 2013, Águas de Lindoia, SP. Atas... Águas de Lindóia, SP: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, 2013, sem paginação.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Departamento de educação básica. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Biologia. 2008. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_bio.pdf. Acesso em: maio, 2017.

PAGNONCELLI, C.; MALACHEN, J.; MATOS, N. S. D. O trabalho pedagógico nas disciplinas escolares: contribuições a partir dos fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas, SP: Armazém do Ipê, 2016.

PENELUC, M. C.; PINHEIRO, B.C.S.; MORADILLO, E.; Educação ambiental e Pedagogia Histórico-Crítica In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X ENPEC, 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais... Águas de Lindóia, SP: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, 2015, sem paginação.

PENHA, A.F.; SILVA, J. L. P. B. Desenvolvimento conceitual de licenciandos em química: a regra do octeto em discussão. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X ENPEC, 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais... Águas de Lindóia, SP: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, 2015, sem paginação.

PEREIRA, L. M.; CAMPOS, L. M. L. Pedagogia Histórico-Crítica e o papel do ensino de Biologia na formação da concepção de mundo. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E MARXISMO, VII, 2016, Belém, PA. Anais... Belém, PA: Universidade Federal do Pará, 2016. Disponível em: http://soac.tempsite.ws/ocs/index.php/VIIEBEM/ VII_EBEM/paper/view/131 . Acesso em: out 2019.

PINHEIRO, B. C. S. Pedagogia Histórico-Crítica: na formação de professores de Ciências. 1 ed. Curitiba: Appis, 2016.

ROSSASI, L. B.; POLINARSKI, C. A. Reflexões sobre metodologias para o ensino de Biologia: uma perspectiva a partir da pratica docente. Porto Alegre: Lume UFRGS, 2011. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/491-4.pdf. Acesso em: maio 2017.

SANTOS, C. S. Ensino de ciências: abordagem histórico-crítica. Campinas-SP: Armazém do ipê, 2005.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas – SP: Autores Associados, 2007.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 10 ed. Campinas – SP: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, D. Marxismo, Educação e Pedagogia. In: SAVIANI, D. DUARTE, N. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012

SAVIANI, D. Educação: Do senso comum à consciência filosófica. Campinas – SP: 2013. Primeira edição de 1980.

SAVIANI, D. Escola e democracia. Campinas – SP: Autores Associados, 43. ed. 2018.

SILVA, H. R. As contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para o ensino das ciências naturais: teoria da evolução x doutrina criacionista. SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: “30 ANOS DO HISTEDBR” (1986-2016), X, Campinas, SP, 2016. Anais... Campinas, SP: HISTEDBR, 2016.

TEIXEIRA, P. M. M. Educação Científica e Movimento C.T.S. no quadro das tendências pedagógicas no Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 88-102, 2003a.

TEIXEIRA, P. M. M. A Educação científica sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica e do movimento C.T.S. no Ensino de Ciências. Ciência e Educação. v. 9, n. 2, p. 177-190, 2003b.

TEIXEIRA, P. M. M. Pesquisa em Ensino de Biologia no Brasil [1972-2004]: Um Estudo Baseado em Dissertações e Teses. Faculdade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Tese de Doutorado. 2008.

TEIXEIRA, P. M. M.; VALE, J. M. F. Ensino de Biologia e cidadania: problemas que envolvem a prática pedagógica de educadores. In: NARDI, R. Educação em ciências: da pesquisa à prática docente. São Paulo Escrituras Editora, 2010.

ZILLI, B. et al. Apropriação teórica e metodológica da Pedagogia Histórico-Crítica na Educação em Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X ENPEC, 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais... Águas de Lindóia, SP.

Pubblicato

2020-04-06

Come citare

CAMPOS, Raquel Sanzovo Pires de. Ensino de Ciências e de Biologia sob a perspectiva histórico-crítica na literatura científica. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 225–241, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n26p225-241. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7284. Acesso em: 24 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê “Pedagogia histórico-crítica, psicologia histórico cultural e ensino de ciências”

Articoli simili

<< < 77 78 79 80 81 82 83 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.