Sobre a Revista

Debates em Educação é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, publicada exclusivamente online e de acesso aberto. A revista publica trabalhos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros que tratem da educação, podendo ser ensaios teóricos, resultados de pesquisas, debates e revisões críticas (teórico-metodológicas) da literatura científica educacional, relatos de experiências e reflexões sobre a realidade da educação local, nacional e internacional. A revista tem como principal objetivo proporcionar um espaço rico de debates entre pesquisadores e a comunidade, contemplando a pluralidade de pensamentos, temáticas, metodologias e estilos presentes no cenário educacional atual. 

Google Schoolar - Citações

Qualis Capes 2017-2020: A2 Educação

Edição Atual

v. 16 n. 38 (2024)
					Visualizar v. 16 n. 38 (2024)

Revista Debates em Educação | v. 16, n. 38, jan. dez. | Fluxo contínuo

Publicado: 2024-01-22

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

  • Dossiê "A pesquisa na Pós-Graduação e suas interfaces com a Educação Básica" Apresentação

    Flávio Massami Martins Ruckstadter, Marlene Zwierewicz, Ramon Garrote, Maria Dolores Fortes Alves
    e18781
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18781
  • Contribuições das pesquisas sobre avaliação externa no Ensino Fundamental em Programas de Pós-Graduação Profissionais na área de Educação uma revisão de literatura

    Flávio Massami Martins Ruckstadter, Cibeli Aparecida de Souza Cordeiro, Vanessa Campos Mariano Ruckstadter
    e18419
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18419
  • A contribuição da pesquisa na pós-graduação para a educação inclusiva um diagnóstico das salas de recursos multifuncionais na educação básica de União da Vitória, PR

    Lislaine Paula Queiróz Ferreira, Madalena Pereira da Silva
    e18424
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18424
  • Formação de professores no Mestrado em Educação da Universidade Federal do Tocantins contribuições e potenciais anunciados nas pesquisas

    Luciane Sena da Cunha Souza, Maria José de Pinho, Kenia Paulino de Queiroz
    e18412
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18412
  • Desenvolvimento de um Ecossistema para a Gestão de Dados da Educação Básica na Paraíba uma ferramenta de apoio para pesquisa e gestão

    Uyguaciara Veloso Castelo Branco, José Jorge Lima Dias Júnior, Edineide Jezine
    e18367
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18367
  • Da formação tradicional à formação transcomplexa contribuições de pesquisas da pós-graduação na interface com a Educação Básica

    Marlene Zwierewicz, Aline Lima da Rocha Almeida, Andréia Anciutti dos Santos
    e18416
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18416
  • Práticas criativas e inovadoras no novo ensino médio e as contribuições da pesquisa da pós-graduação

    Mara Regina Zluhan, Shirlei de Souza Corrêa, Cirlei de Souza Moreira Dias
    e18422
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18422
  • A Pós-Graduação e a busca pelo diálogo com os jovens do Ensino Médio possibilidades e desafios

    Fabiano Quadros Ruckert
    e18573
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18573
  • Além do conhecimento a importância do transcendental na percepção juvenil

    Patrick Vieira Ferreira, Vera Maria Nigro de Souza Placco
    e18366
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18366
  • A Ciência Forense como um campo de conhecimento potencialmente transdisciplinar uma pesquisa de representações sociais

    Mikaelly Rafaela Mariniak, Thaís Rafaela Hilger , Ettiène Cordeiro Guérios
    e18430
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18430
  • Escolas criativas e criatividade integral

    Rejane Gomes Tavares, João Henrique Suanno, Saturnino de La Torre
    e18578
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18578
  • Atendimento Educacional Especializado nas escolas do campo sob a perspectiva da Ecoformação

    Tamires de Campos Leite, Maria Dolores Fortes Alves
    e18428
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18428
  • Novo Ensino Médio levantamento de demandas e implicações para a formação continuada de professores

    Franciele Mariani Pasqual, Nájela Tavares Ujiie, Caroline Elizabel Blaszko
    e18571
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18571
  • O compromisso de uma pesquisa da pós-graduação com a leitura e a criatividade na Educação Básica vivências e registros na criação de cenários ecoformadores

    Adriana da Silva Ferreira de Oliveira, Vera Lúcia Simão, Eva Katlin Zarur Fragoso
    e18410
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18410
  • Diálogo entre Universidade e Escola contribuições de um produto educacional para a prática pedagógica em Educação Ambiental

    Adriana Massaê Kataoka, Daniele Saheb Pedroso, Jocimara Peretiako
    e18418
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18418
  • Curadoria digital de lives acadêmicas potencialidades para a formação de professores de Educação Básica

    Helena Maria Ferreira, Lara Tranali Mendonça Oliveira, Larissa Alvarenga de Souza Honorato
    e18409
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18409
  • Formação continuada de professores para o uso das tecnologias digitais percepções de docentes de escolas públicas do Município de Assú – RN

    Vanessa de França Almeida Gurgel, Emerson Augusto de Medeiros, Osmar Hélio Alves Araújo
    e18429
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18429
  • O Pensamento Complexo na Formação Docente para a Educação Básica

    Elis Regina Mazzurana, Edna Liz Prigol, Adriana Aparecida Dihl Adacheski
    e18427
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18427
  • Ludicidade e Didática Sensível contribuições da pesquisa na pós-graduação à Educação Infantil e suas conexões com a Educação Básica

    Paula Silva Resende Fernandes, Núria Lorenzo Ramírez, Marcos Fernandes-Sobrinho
    e18420
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18420
  • O Programa Residência Pedagógica no âmbito da Universidade Federal de Goiás

    Leticia Leão de Carvalho Pimenta, Marilza Vanessa Rosa Suanno, Patrícia Roberta de Almeida Castro Machado
    e18570
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18570
  • Programa de Generación de Saber activos implementados y beneficios para Alagoas

    Marly do Socorro Peixoto Vidinha, Maisa Gomes Brandão, Maria Dolores Fortes Alves
    e18566
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18566
  • Enacionismo, ecologia e um caminho de emancipação e descolonização das práticas artísticas escolares

    André Luiz Correia Gonçalves de Oliveira
    e18450
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18450
  • Narrativas reflexivas de docentes sobre formação e atuação na educação inclusiva

    Samyra Bytthyan De Melo Zeferino, Maria Aparecida Pereira Viana
    e18425
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18425

Dossiê: Alfabetização no pós-pandemia: políticas, discursos e práticas

  • Apresentação Dossiê Alfabetização no pós-pandemia: políticas, discursos e práticas

    Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, Adriana Cavalcanti dos Santos, Nádson Araújo dos Santos, Jânio Nunes dos Santos
    e18451
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18451
  • Percepções de docentes dos anos iniciais sobre a volta ao ensino presencial

    Marta Nörnberg, Nilton José Neves Cordeiro
    e18207
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18207
  • Percepções acerca das experiências com leitura e escrita em meio à sindemia covídica

    Paulo Cesar Ricci Romão, Elvira Cristina Martins Tassoni
    e17969
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17969
  • A prática alfabetizadora no ensino remoto entre a percepção e a atuação docente

    Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Leandra Aparecida Sousa Souza
    e17967
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17967
  • “E agora? Vou para onde? O que eu faço?” a narrativa de professoras sobre o retorno ao ensino presencial e as estratégias didáticas utilizadas no processo de alfabetização

    Janaína Soares Martins Lapuente, Vitória Caroline Cerdeira, Aline Leal Bueno Fernandes
    e17959
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17959
  • Pós ensino remoto emergencial reflexões de uma alfabetizadora sobre cultura da infância, cultura escolar e alfabetização

    Carmen Regina Ferreira Gonçalves, Gabriela Medeiros Nogueira, Juliane de Oliveira Alves Silveira
    e17950
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17950
  • A alfabetização em Rio Branco no retorno ao presencial em contexto pós-pandemia de covid-19 desafios e formas de enfrentamento na perspectiva dos professores

    Letícia Cleilen Lisboa Ramos, Tatiane Castro dos Santos, Elizabeth Orofino Lucio
    e17974
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17974
  • Professoras alfabetizadoras carregando leitura e escrita na peneira, no contexto da pandemia e pós-pandemia de Covid-19 reflexões entre as águas do Marajó e do Pantanal

    Elizabeth Orofino Lucio, Regina Aparecida Marques de Souza, Márcia Regina do Nascimento Sambugari
    e17961
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17961
  • Modos de aprender e ensinar no período pandêmico entre desafios e aprendizagens

    Aurea da Silva Pereira, Leila Beatriz Almeida Santos
    e18010
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18010
  • Do ensino remoto ao presencial (2020-2023) os efeitos da pandemia no processo de alfabetização em uma escola pública de Santa Catarina

    Vânia Gomes Rafael Luiz, Maria Sirlene Pereira Schlickmann
    e17973
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17973
  • Alfabetização e heterogeneidade discursos docentes sobre estratégias didáticas na volta ao ensino presencial

    Karla Karoline Silva Vitor, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, Ana Caroline Almeida
    e18013
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18013
  • Tecnologias digitais de informação e comunicação na escola silenciamento e evidências no pós-pandemia

    Érica Raiane de Santana Galvão, Adriana Cavalcanti dos Santos, Jânio Nunes dos Santos
    e18014
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18014

Dossiê: Avaliação na e da Educação Superior: tópicos sobre inclusão e acessibilidade

  • Apresentação - Dossiê Avaliação na e da Educação Superior Tópicos sobre Inclusão e Acessibilidade

    Juliana Cavalcante de Andrade Louzada, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins
    e17427
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17427
  • Indicadores de inclusión y políticas institucionales en una Universidad Pública brasileña

    Juliana Cavalcante de Andrade Louzada, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins
    e16880
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16880
  • Acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência na avaliação institucional do Ensino Superior pesquisa documental

    Adriana Martins de Oliveira, Andrea Perosa Saigh Jurdi, Maria da Conceição dos Santos
    e16830
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16830
  • Política universitaria de discapacidad y accesibilidad desde un enfoque interseccional y transversal

    Marcela Mendez, Juliana Cabeza, Gladys Martínez
    e16912
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16912
  • Inclusão de estudantes com deficiência nas instituições de Ensino Superior um olhar sistêmico e complexo

    Viviane Spadaro Di Gesú, Roberto Gimenez, Rafael Lima Medeiros Ferreira
    e16914
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16914
  • Inclusão no Ensino Superior o comitê de inclusão e acessibilidade da UFPB

    Ana Cristina Silva Daxenberger, Santuza Mônica de França Pereira da Fonseca, Nielson Firmino de Oliveira
    e16832
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16832
  • Análise das políticas de acessibilidade segundo o PDI de uma universidade estadual pública brasileira

    Débora Chiararia de Oliveira, Ana Paula Camilo Ciantelli
    e16915
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16915
  • Pedagogía inclusiva y evaluación de los aprendizajes, una relación compleja

    Judith Perez Castro
    e16835
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16835
  • Trajetórias e ações educacionais em universidades públicas do Norte brasileiro discutindo a inclusão de estudantes com deficiência

    Laura Ceretta Moreira, Joseane de Lima Martins, Ademárcia Lopes de Oliveira Costa
    e16899
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16899

Dossiê: As políticas educacionais na América Latina e as disputas pelo direito à educação

  • Apresentação: Dossiê Políticas educativas na América Latina e disputas pelo direito à educação

    Cibele Maria Lima Rodrigues, Givanildo da Silva, Nora Gluz
    e18097
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18097
  • El avance de las nuevas derechas y el cercenamiento de lo común en las políticas educativas argentinas del SXXI

    Nora Beatriz Gluz, Axel Kesler
    e17876
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17876
  • Educación superior en México, neoliberalismo y proceso de transición

    María Guadalupe Olivier Téllez
    e17879
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17879
  • El plan es no tener Plan un análisis de la vigencia de los planes educativos en Paraguay

    Gabriela Walder, Rodolfo Elías, Ana Gabriela Portillo Martínez, Angeles Ferreira Ferreiro
    e17880
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17880
  • A atuação da Fundação Lemann nos processos de privatização da educação

    Ingrid Klebyane Farias de Luna Barbosa, Gleyce Kelly dos Santos Leão, Cibele Maria Lima Rodrigues
    e17882
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17882
  • Convergências e divergências das políticas e programas de educação integral no Brasil e na América Latina uma narrativa histórica

    Sarah Porto da Paixão Barbosa Pereira, Edilange Batista Galvão, Rachel Costa de Azevedo Mello
    e17881
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17881
  • Os desafios na implementação da política de educação em tempo integral no estado de Alagoas

    Alex Vieira da Silva, Inalda Maria dos Santos
    e17878
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17878
  • Responsabilidade educacional na Câmara dos Deputados e no Senado Federal o que está em disputa?

    Francisco Hélio de Oliveira Rodrigues, Allan Solano Souza
    e17874
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17874
  • As condições do trabalho docente no contexto de disputas

    Givanildo da Silva, Eva Pauliana da Silva Gomes, Vânia Silva de Oliveira Cordeiro
    e17877
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17877
  • Direito à educação e desigualdades efeitos estruturais e escolares durante a pandemia da covid-19 no Brasil

    Alexandre William Barbosa Duarte, Dalila Andrade Oliveira
    e17886
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17886

Dossiê: 40º aniversário do livro Escola e Democracia: contribuição e novos desafios

Debates

  • A ciência e o conhecimento científico na formação do homem contemporâneo

    Verônica Alves dos Santos Conceição, Cristiane de Magalhães Porto
    e16688
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16688

Dossiê: Formação de professores que ensinam Matemática: contextos e práticas

  • Apresentação - Dossiê Formação de professores que ensinam Matemática contextos e práticas

    Carloney Alves Oliveira, Edvonete Souza de Alencar
    e17168
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17168
  • Tecnologias na formação inicial do professor que ensina(rá) Matemática: Brasil e Portugal Brazil and Portugal

    Carloney Alves de Oliveira, Sónia Matilde Pinto Correia Martins
    e16652
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16652
  • CHATGPT, Metaverso, Web3 e outras tecnologias desafios à educação do futuro

    Renato Ribeiro Guimarães, Vilmar Malacarne, Fábio Lopes Alves
    e16114
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16114
  • Escape Room no ensino das funções uma experiência de gamificação

    Luis Fabián Gutiérrez-Fallas
    e16081
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16081
  • Youtube tessituras que perfazem a formação docente

    Filipe Antônio Araújo Moura, Andrea Karla Ferreira Nunes, Carlos Alberto Vasconcelos
    e16003
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16003
  • Proposta para o ensino de Geometria sólidos no Geogebra

    Paulo Vitor da Silva Santiago, José Rogério Santana
    e15862
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15862
  • El conocimiento especializado del profesor de matemáticas en un libro para profesores de educación infantil

    Ana Paula Bolsan Sagrilo Silveira, Edvonete Souza de Alencar, Danilo Diaz-Levicoy
    e16047
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16047
  • O formador de professores em contextos de formação continuada em modelagem na educação matemática

    Adan Santos Martens, Tiago Emanuel Klüber
    e16027
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16027
  • Conhecimento interpretativo de futuros professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais ao atribuírem significado a produções de alunos no contexto de abordagens alternativas ao algoritmo típico da subtração

    Miguel Ribeiro
    e16020
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16020
  • Visão profissional de professores de Matemática de escolas do campo na elaboração de tarefas exploratórias

    Camila Benites Bieleski Moré, Renata Viviane Raffa Rodrigues
    e15996
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15996
  • Formadores de profesores de Matemáticas contextos y prácticas

    Leticia Sosa Guerrero, Wendy Jhoana Jiménez Ávila
    e15961
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15961
  • Práticas avaliativas de Matemática no Ensino Fundamental

    Francisca Eudeilane da Silva Pereira, Joelson de Sousa Morais
    e15950
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15950
  • Education and (self)formation in revisiting educational memories an autobiographical journey from the experiences of a brazilian student (1985-1998)

    José Cicero Pinto dos Santos, Margarida Louro Felgueiras, Elisabete Ferreira
    e16055
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16055
  • Monitoramento e avaliação da educação em Itapetininga/SP entre diretrizes e resultados

    Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro, Daniele Xavier Ferreira Giordano, Paulo Gomes Lima
    e16011
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16011
  • O pensarfazer criativo na perspectiva de licenciandos/as de Matemática

    José Elyton Batista dos Santos, Mário Jorge Oliveira Silva, Marilene Batista da Cruz Nascimento
    e16010
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16010
  • Iniciação Científica e Formação Docente conhecimentos matemáticos manifestados em contexto colaborativo

    Gabriel Linhares de Sousa, Marcilia Chagas Barreto
    e15980
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15980
  • A importância da educação financeira na formação cidadã dos estudantes da Educação Básica

    Anderson Lima de Araújo, Raquel Alves Sobrinho
    e15968
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15968
  • Ações formativas em uma disciplina de prática de ensino de Matemática

    André Lima Rodrigues, Bruno Rodrigo Teixeira
    e15949
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15949
  • Toma de decisiones del profesorado al enseñar estadística y probabilidad

    Teresa Carrasco, Eugenio Chandia, Claudia Vásquez
    e15810
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15810

Entrevistas

  • Memórias do diálogo de Paulo Freire com o Grupo de Educação Popular da Vila Fátima/Guarulhos-SP

    Hélio de Sousa Reis, Rosemeire Reis, Rodrigo Rabello
    e18549
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18549
  • Simbiose entre inteligência artificial e câmeras em avaliações educacionais

    Roberto Ribeiro Faria, Gutemberg Silva Gomes , Odonírio Abrahão Júnior
    e16694
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16694

Artigos

  • A atuação do professor do magistério superior na editoração de periódicos científicos da área educação

    Marcelo Nolasco Barreto, Ricardo Franklin de Freitas Mussi, Claudio Pinto Nunes
    e18214
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18214
  • A terapia transpessoal no atendimento psicológico do talentoso musical

    Carla Luciane Blum
    e18222
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18222
  • Questões Sociocientíficas a partir de Situação-problema um caso no Ensino Remoto

    Bruna Kélvia Alves de Oliveira, Miyuki Yamashita
    e17533
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17533
  • Formação Docente e os desafios de uma educação inclusiva

    Andreia Viana da Silva Diniz, Eda Maria de Oliveira Henriques
    e17537
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17537
  • Educação Infantil, docência e pandemia tentativas de vínculos, excesso de demandas, grandes desafios

    Leandra Souza Machado, Aliandra Cristina Mesomo Lira
    e16610
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16610
  • O estágio de docência na pós-graduação stricto sensu a observação e uso das TDIC no percurso de vultosas aprendizagens

    Cícera Gomes da Silva, Maria Aparecida Pereira Viana
    e17817
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17817
  • Reflexões sobre o ensino de Antropologia na Educação Básica

    Fernanda Valli Nummer, Luana Rosa da Silva, Adriany Souza da Silva de Lima
    e16052
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16052
  • A cultura afro-brasileira discutida em contextos não formais de educação anotações sobre @uma_intelectual_diferentona

    Maria Eduarda Duca Milano, Daniela Nery Bracchi
    e17992
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17992
  • A participação dos professores na reforma do Ensino Médio

    Ramon de Oliveira
    e16478
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16478
  • A concepção histórico-crítica de currículo entrevista com Dermeval Saviani

    Carolina Nozella Gama, Cláudio de Lira Santos Júnior
    e17823
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17823
  • Atendimento Educacional Especializado em creches e pré-escola análise dos documentos norteadores de uma professora da Educação Especial

    Eleusa Maria Passos Tenório, Elisangela Leal de Oliveira Mercado
    e17600
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17600
  • A metodologia da bricolagem uma possibilidade em pesquisas pós-críticas em educação

    Anderson Luiz Gonzalez, Kamila Lockmann
    e16909
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16909
  • Narrativas autobiográficas na pesquisa e na formação de professores descortinando múltiplas experiências

    Francisco Marcos Pereira Soares, Antonia Edna Brito
    e17308
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17308
  • A escolha do curso de pedagogia em contexto de esvaziamento da educação e da carreira docente entre pertencimentos, (im)possibilidades e reconhecimentos

    Luciana Ponce Bellido, Maria Izabel Machado, Marta Maria Valeriano
    e16156
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16156
  • A escolha do livro didático de química à luz da teoria da subjetividade

    Rafael Silva de Araujo, Bruno Silva Leite
    e15843
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15843
  • A escuta sensível de adolescentes atravessada por uma perspectiva docente no programa pode falar (UNICEF)

    José Arthur da Silva Santos, Hugo Monteiro Ferreira
    e16574
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16574
  • Principais dificuldades descritas no aprendizagem de química para o Ensino Médio revisão sistemática

    Wladimyr Mattos Albano, Cristina Maria Carvalho Delou
    e16890
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16890
  • Paradigmas de formação docente em cursos de licenciatura em química no estado de Mato Grosso

    Marcel Thiago Damasceno Ribeiro, Nyuara Araújo da Silva Mesquita
    e16029
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16029
  • Carta a Naomar de Almeida-Filho e Luis Eugenio de Souza apresentação da UFCA como modelo protópico para a universidade brasileira

    Ives Romero Tavares do Nascimento, Luiz Felipe de Sousa Fideles
    e17602
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17602
  • Percepções de docentes da educação básica acerca da tríade Ciência, Tecnologia e Linguagem na perspectiva do espaço cultural digital

    Alba Valeria de Sant Anna de Freitas Loiola, Raquel Salcedo Gomes, Andresa Silva da Costa Mutz, Andreia Santos Sachete
    e17328
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17328
  • A fluidez do Espaço Esco(Lar) em tempos de pandemia no Amazonas .

    Ivan Nunes de Souza, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão
    e17539
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17539
  • Concurso público para o magistério da Bahia uma análise crítica das provas de química

    Jayne Santos Leal, Mara Aparecida Alves da Silva, Geronimo Lopes Lima
    e16626
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16626
  • O discurso regulador da BNCC para a Educação Escolar Indígena etnofagia neoliberal e biopolítica/necropolítica como sinônimos

    Adrião da Silva Mendes, Sandro Guimarães de Salles
    e17652
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17652
  • Analisando os currículos das licenciaturas da Universidade Federal do Maranhão no tocante à temática gênero

    Lana Lisiêr de Lima Palmeira, Erica Bianco de Souza Queiroz
    e17609
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17609
  • A leitura da língua portuguesa como L2 por surdos ressignificando o discurso da “dificuldade”

    Aline Olin Goulart Darde, Ana Paula Santana
    e16092
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16092
  • “Deu um up no meu ensino” processos formativos na autoeficácia de docentes universitários no pós-pandemia

    Caren Rossi, Valesca Irala
    e16873
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16873
  • Aprender pela pesquisa e o ensino de Química

    Everton Bedin, José Claudio Del Pino
    e16016
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16016
  • Mulheres nas ciências da natureza desafios na construção de carreira científica

    Evelym Chaves Meireles, Carmem Lucia Artioli Rolim
    e16533
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16533
  • E-dialogicidade como perspectiva da comunicação científica aberta nos periódicos de Educação

    Júlio Cesar Correia da Silva, Luis Paulo Leopoldo Mercado
    e16216
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16216
  • Família e escola ponte importante no processo de escolarização de uma criança com deficiência intelectual

    Rozeli de Farias, Tícia Cassiany Ferro Cavalcante
    e15931
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15931
  • Estratégias de cocriação para um planejamento pertinente na Educação Básica

    Marlene Zwierewicz, Andressa de Fatima Rodrigues dos Santos Lima, Lilian Patricia Vetterlein Weiss, Verónica Violant Holz
    e15954
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15954
  • Desenhos e experiências de políticas de responsabilização escolar no Brasil

    Luisa Xavier de Oliveira, Anderson Gonçalves Costa, Wirla Risany Lima Carvalho
    e16037
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16037
  • O curso de Pedagogia no Brasil e a formação do pedagogo em perspectiva histórica

    João Francisco Lopes de Lima, Juscineia dos Santos Delfino de Carvalho
    e16165
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16165
  • Formação, práticas e saberes constituição da identidade docente no curso de Química da UNILAB/Ceará

    Elisangela André da Silva Costa, Bruno Miranda de Freitas, Maria do Socorro Lopes da Silva
    e14146
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v16n38pe14146
  • Análise das iniciativas em Educação Ambiental em escolas no oeste do Paraná

    Maria Victoria Castanha Bedin, Valéria Iared
    e14905
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe14905
  • Representações Sociais da pandemia e suas implicações para o processo de escolarização de estudantes de Ensino Médio

    Laeda Bezerra Machado
    e15827
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15827
  • Religião, contexto, sagrado e pertencimento povo indígena Xukuru-Kariri

    Marcondes Silva da Rocha, José Bezerra
    e15876
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15876
  • Enfoque regional da educação em solos em Santa Catarina

    Schayanne Matos Henrique, Letícia Sequinatto-Rossi, Gustavo Eduardo Pereira
    e15793
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15793
  • Violência simbólica a visão sobre gênero e identidade sexual em um Instituto Federal de Educação

    Evelyn Correia de Oliveira Cavalcante, Luciano Bairros da Silva, Sonia Maria Soares Ferreira, Lupicinio Íñiguez-Rueda
    e15195
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15195
  • Educação Indígena o que se tem pesquisado?

    Arliene Stephanie Menezes Pereira, Karla Angélica Silva do Nascimento, Maria Aparecida Alves da Costa, Lia Machado Fiuza Fialho
    e15850
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15850
  • Autoridade docente e indisciplina na escola a voz dos professores

    Suele Aparecida Leite de Sousa, Maria do Horto Salles Tiellet
    e14298
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe14298
  • DUA e tecnologias assistivas como estratégias pedagógicas inclusivas

    Elaine Alves Leite, Ruth Maria Mariani Braz, Sérgio Coelho Crespo da Silva Pinto
    e15868
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15868
  • Políticas de formação (im)postas no Brasil uma discussão a partir de narrativas docentes

    Renata Helena Pin Pucci, Thaigo Antunes-Souza, Luciana Haddad Ferreira
    e15211
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15211
  • A EJA e os ideais das CONFINTEAS

    Paulo Henrique Freire Bourdette Ferreira , Janaína Silva de Souza, Ruth Maria Mariani Braz
    e15857
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15857

Resenhas

  • Pesquisa em política educacional perspectivas metodológicas

    Diego Bechi, Ana Luiza Fochesatto
    e16485
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16485
Ver Todas as Edições