Conciliando estágio e pesquisa

um relato de experiência

Autores

  • Jerson Sandro Santos de Souza Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Fabiane Maia Garcia Universidade Federal do Amazonas https://orcid.org/0000-0003-0121-0416

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-22.e14204

Palavras-chave:

Estágio de docência, Pós-graduação, Hábitos de estudo, Atribuições causais, Pandemia

Resumo

O objetivo deste artigo é exemplificar como o estágio de docência, no contexto da pós-graduação stricto sensu, pode contribuir para a formação do professor-pesquisador. Para tanto, recorre-se ao relato de uma experiência vivenciada pelo primeiro autor no estágio de docência no ensino superior. Centra-se a discussão em uma aproximação entre a prática de sala de aula e o desenvolvimento da pesquisa. Conclui-se que o estágio oportuniza ao professor-pesquisador em formação não só uma vivência da dinâmica do magistério no ensino superior, mas também favorece o amadurecimento de sua pesquisa, uma vez que, a partir da aproximação entre teoria e prática, seu problema de pesquisa é aberto para novas dimensões de análise, o que pode culminar no aprimoramento e reelaboração do projeto de pesquisa.

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Biografia do Autor

Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduação em pedagogia, UNIR, Brasil, 1987; Doutorado em
Diagnóstico e Avaliação Educativa/Psicopedagogia, Universidade de La Coruña,
Espanha, 2004. Atuação profissional como professora 1981-2006 (Educação Básica),
2006-atual (Educação Superior), Universidade Federal do Amazonas, UFAM,
Instituto de Educação Agricultura e Ambiente, IEAA, graduação e pós-graduação
(PPGE-UFAM e PPGECH/UFAM).

Fabiane Maia Garcia, Universidade Federal do Amazonas

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE/UFAM - Linha de Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. Doutora em Educação pela Universidade de Minho - Portugal (2015), mestra em Sociedade e Cultura na Amazônia - UFAM (2005), com graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Amazonas (1995). Professora Associada I da Universidade Federal do Amazonas, Vice diretora da FACED/UFAM, presidente da CGRRDE e Vice-presidente Norte da Anped. Foi coordenadora Nacional do Forpred (2019-2021), foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (2017-2022), foi presidente do Forpred-Norte(2018-2019). Área de interesse: Política pública e temas como o ensino superior, democracia, escola, comunicação e tecnologia. As pesquisas desenvolvidas possuem financiamento direto da FAPEAM, CAPES e CNPq.

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Publicado

2023-02-02

Como Citar

SOUZA, Jerson Sandro Santos de; MASCARENHAS, Suely Aparecida do Nascimento; GARCIA, Fabiane Maia. Conciliando estágio e pesquisa: um relato de experiência . Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. 1–22.e14204, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-22.e14204. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14204. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: O estágio de docência nos programas de pós-graduação stricto sensu

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