v. 9 n. 18 (2017)

					Visualizar v. 9 n. 18 (2017)

Revista Debates em Educação | v. 9, n. 18, Maio/Ago. (2017)

Dossiê "A interface educação e linguagem: pesquisas em leitura, escrita e variação linguística"


Publicado: 2017-08-30

Expediente

  • Expediente

    Deise Juliana Francisco
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p%p

Editorial

  • APRESENTAÇÃO

    Deise Juliana Francisco, Adriana Cavalcante dos Santos, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, Yana Liss Soares Gomes
    i
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18pi

Dossiê "A interface educação e linguagem: pesquisas em leitura, escrita e variação linguística"

  • FORMAÇÃO DE LEITORES: QUESTÕES SOBRE A DIMENSÃO POLÍTICA DA MEDIAÇÃO DIDÁTICA

    Adriana Cavalcanti Santos, Silvana Paulina de Souza, Giselly Lima de Moraes
    01
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p01
  • AS LETRAS NO BARRO: ENSAIOS SOBRE A FORMAÇÃO DO LEITOR CAMPESINO

    Giovana Carla Amorim, Lucielton Tavares de Almeida
    12
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p12
  • O AGIR POR MEIO DA LINGUAGEM: GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS

    Angela Maria Baltieri Souza, Clarilza Prado de Sousa
    28
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p28
  • CRENÇAS E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA COMPLEXIDADE

    Yana Liss Soares Gomes
    45
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p45
  • EDUCAÇÃO INDÍGENA: QUANDO A LINGUAGEM DETERMINA PRÁTICAS DOCENTES DIFERENCIADAS

    Monica Rabello de Castro, Carlos Rodrigues de Moraes Neto, Rosy Anne Miranda Soares
    63
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p63

Artigos

  • EDUCAÇÃO DO CAMPO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: INTERCONEXÕES POSSÍVEIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM ENSINO CRÍTICO E TRANSFORMADOR

    Clarice Gonçalves Rodrigues Alves, Lana Cristina Barbosa de Melo, Virgínia Marne da Silva Araújo dos Santos
    87
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p87
  • BIBLIOTECA ESCOLAR ENQUANTO ESPAÇO NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE COIBIÇÃO DO BULLYING

    Elita Vanessa Ferreira Silva, Nelma Camelo Araujo
    98
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p98
  • FORMAÇÃO, IDENTIDADE E CARREIRA DOCENTE: ENDEREÇANDO ITINERÁRIOS TEÓRICOS SOBRE O “SER PROFESSOR” NA CONTEMPORANEIDADE

    Francisco Renato Lima
    119
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p119
  • INTERVENÇÕES DIDÁTICAS DO PIBID NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA NO COLÉGIO ESTADUAL ALFREDO DUTRA

    Nathália Rosa Santos, Obertal da Silva Almeida, Matheus Saloes Freitas, Nádia Amorim Pereira
    136
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p136
  • ANÁLISE DE UMA PROBLEMATIZAÇÃO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMA MUTAÇÃO

    Marcela Alves Barbosa, Alba Flora Pereira, Fernanda Muniz Brayner-Lopes, Marília de França Rocha
    155
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p155
  • ENSINO DE CIÊNCIAS PARA SURDOS E/OU DEFICIENTES AUDITIVOS NUMA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE AS PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS NO PERÍODO ENTRE 2000 E 2015

    Aline Nunes Santos, Edinéia Tavares Lopes
    183
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p183
  • O RACISMO NO CONTEXTO ESCOLAR E A PRÁTICA DOCENTE

    Nadiele Elias Faria Tuono, Marta Rosani Taras Vaz
    204
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p204

Debates

  • UNIDADES ESPECIALIZADAS DE RESPOSTA EDUCATIVA EM SITUAÇÕES DE ALUNOS COM MULTIDEFICIÊNCIA: UMA ABORDAGEM EM CONTEXTO PORTUGUÊS

    Vitória Barroso, Maria Leonor Marques Marinheiro, Armindo José Rodrigues, Luis Miguel Correia Marujo Picado
    217
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p217

Resenhas

  • AS VISÕES LIBERTADORA E OPRESSORA DA PEDAGOGIA

    Marco Aurélio Cosmo Machado
    232
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p232