FORMAÇÃO, IDENTIDADE E CARREIRA DOCENTE: ENDEREÇANDO ITINERÁRIOS TEÓRICOS SOBRE O “SER PROFESSOR” NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Francisco Renato Lima Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p119

Palavras-chave:

Educação. Professor. Formação. Identidade. Carreira.

Resumo

O objetivo deste estudo é discutir sobre formação, identidade e carreira docente como elementos articulados e estruturantes do processo educativo, a partir de um enfoque sócio-histórico. A articulação entre esses eixos considera as relações de pertencimento e reelaboração constante da imagem de si, em parceria com o outro, construídas pelo professor, no constate diálogo, interação e aprendizagem colaborativa, que legitimam sua trajetória profissional. Os desafios do ‘ser professor’ envolvem uma discussão de caráter político e pedagógico. Na pesquisa bibliográfica alguns pontos são destacados: uma formação docente de qualidade deve se dá por meio da relação que se estabelece entre teoria e prática, a partir do que o aluno é capaz de construir, analisando e interpretando a realidade por intermédio das fundamentações teóricas adquiridas durante o curso; a identidade docente vai sendo moldada paulatinamente, em um processo ininterrupto de (des) construção de si mesmo; e a carreira docente se constitui de fases ou ciclos de vida profissional, que não apresentam um aspecto linear, mas se desencadeiam e surgem ao longo da vida profissional, conforme os anos de serviço, e principalmente, determinadas pelos contextos de atuação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Renato Lima, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduado em Pedagogia pela Faculdade Santo Agostinho (PROUNI - FSA) e em Letras - Português pelo Instituto de Educação e Tecnologias (INET). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial (IESM). Especialista em Docência para o Ensino Superior (IESM). Especialista em Educação a Distância (UNOPAR). Especialista em Docência no Ensino Superior (FSA). Especializando em Linguística Aplicada na Educação (UCAM). Mestre em Letras - Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/2016). É membro (sócio efetivo) da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística). Suas pesquisas recentes concentram-se em Educação e Linguagem, com ênfase em temas como: Alfabetização; Letramento: estudos em perspectiva de análise teórica e em práticas sociais localizadas; Linguística Textual; Leitura e Escrita; Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa; Avaliação Educacional; Formação Docente; Tecnologias educacionais; Multiletramentos e questões relativas à EaD. Com experiência profissional na rede privada e pública de ensino básico e superior. Neste último nível de ensino, principalmente em cursos de formação de professores, de graduação e pós-graduação lato sensu.

Downloads

Publicado

2017-08-30

Como Citar

LIMA, Francisco Renato. FORMAÇÃO, IDENTIDADE E CARREIRA DOCENTE: ENDEREÇANDO ITINERÁRIOS TEÓRICOS SOBRE O “SER PROFESSOR” NA CONTEMPORANEIDADE. Debates em Educação, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 119, 2017. DOI: 10.28998/2175-6600.2017v9n18p119. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2608. Acesso em: 19 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.