v. 10 n. 22 (2018)

					Visualizar v. 10 n. 22 (2018)

Revista Debates em Educação | v. 10, n. 22, Set./Dez. (2018)

Dossiê: "Educação Matemática, Mobilidade e Cibercultura em contextos de ensino e de aprendizagem: dilemas e desafios"

Publicado: 2018-12-21

Expediente

Editorial

  • Editorial

    Deise Juliana Francisco, Carloney Alves de Oliveira, Carlos Alberto de Vasconcelos
    i-vii
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22pi-vii

Artigos

  • A análise do conteúdo peixes em livros didáticos de ciências do Ensino Fundamental

    Aldair Santos Novais, Obertal da Silva Almeida, Claudia Maria Reis Raposo Maciel, Elson de Souza Lemos
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p01-21
  • O recreio escolar e as experiências das crianças

    Carine Rozane Steffens, Claúdia Inês Horn
    21-34
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p21-34
  • Atividades investigativas desenvolvidas com estudantes de 7° e 9° anos do Ensino Fundamental envolvendo as concepções da Álgebra

    Ludmila Maccali, Marli Teresinha Quartieri, Ieda Maria Giongo
    35-50
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p35-50
  • Educação doméstica no Brasil: que prática é essa?

    Bruno Nunes Batista
    51-75
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p51-75

Dossiê "Educação Matemática, Mobilidade e Cibercultura em contextos de ensino e de aprendizagem: dilemas e desafios"

  • Educação Matemática e Mobile Learning: reflexões sobre a utilização de app`s e jogos digitais

    William de Souza Santos, Lynn Rosalina Gama Alves
    76-88
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p76-88
  • Proposta de ensino de Geometria por meio da Teoria Fractal e o software Geogebra

    Rozelaine de Fatima Franzin
    89-106
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p89-106
  • Definindo ecossistema de aprendizagem digital em rede: percepções de professores envolvidos em processos de formação

    José António Marques Moreira, Rosa Maria Rigo
    107-120
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p107-120
  • Aprendizagem invertida e gamificação: metodologias envolventes no ensino da matemática

    Daniela Guimarães, Idalina Lourido Santos, Ana Amélia Amorim Carvalho
    121-139
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p121-139
  • A utilização de TDIC em tarefas de avaliação: uma possibilidade para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral

    Marcele Tavares Mendes, André Luis Trevisan, Henrique Rizek Elias
    140-163
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p140-163
  • Trabalhando quadriláteros em smartphones: alunos de uma escola pública descobrindo e produzindo propriedades

    Marcelo Almeida Bairral, Elen Roza da Conceição Silva
    164-190
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p164-190
  • Inclusão digital como direito humano: a escola, seus sujeitos, seus direitos

    Maria Auxiliadora Soares Padilha
    191-204
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p191-204
  • Integração de tecnologias digitais no ensino: reflexões sobre práticas e formação de professores

    Saddo Ag Almouloud
    205-230
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p205-230
  • Dispositivos móveis e suas potencialidades para a formação de pedagogo/as nas aulas de matemática na Universidade Federal de Alagoas Campus A. C. Simões

    Carloney Alves de Oliveira, Henrique Nou Schneider
    231-246
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p231-246
  • Desenvolvimento do pensamento algébrico de jovens crianças: potencialidades da exploração de padrões, no contexto do ensino exploratório da matemática

    Beatriz Santos Alves, Ana Paula Canavarro
    247-270
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p247-270
  • Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugal

    Teresa Cardoso, Teresa Coimbra, Artur Mateus
    271-283
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p271-283
  • Ensino de matemática e ensino de surdos: por uma intersecção possível

    Irami Bila da Silva, Carlos Alberto Vasconcelos
    284-302
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p284-302
  • Ensino interdisciplinar das projeções cartográficas e suas relações com a matemática através de podcasts

    Marco Antônio Sandini Trentin, Joelma Kominkiewicz Scolaro
    303-315
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p303-315
  • Cidade de Primeiro Grau: um jogo digital de RPG para o ensino de função afim

    Luis Eduardo Silva Góes, Jaylson Teixeira
    316-334
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p316-334
  • Blended learning e multimodalidade na formação de professores: uma metassíntese qualitativa

    José Fernandes Torres da Cunha, Daise Lago Pereira Souto
    335-347
    DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p335-347