Aprendizagem invertida e gamificação: metodologias envolventes no ensino da matemática
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p121-139Palavras-chave:
Aprendizagem invertida, Gamificação, MatemáticaResumo
Este artigo apresenta duas metodologias: (i) a aprendizagem invertida e (ii) a gamificação, implementadas nas aulas de Matemática, nos 7.º e 8.º anos de escolaridade, numa escola pública do norte de Portugal, durante os anos letivos de 2016/2017 e de 2017/2018, no âmbito da iniciativa CLIL (Content and Language Integrated Learning), que consiste no ensino bilingue das disciplinas. Pretende-se analisar o contributo destas metodologias, aliado à integração de ferramentas educativas digitais, na motivação dos alunos e na promoção de aprendizagens mais ativas. Procede-se ao enquadramento teórico subjacente às metodologias adotadas. Descrevem-se os procedimentos utilizados e apresentam-se e discutem-se os resultados obtidos.
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