Desenvolvimento do pensamento algébrico de jovens crianças: potencialidades da exploração de padrões, no contexto do ensino exploratório da matemática
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p247-270Palavras-chave:
Educação matemática. Pensamento algébrico. Padrões. Ensino exploratório da Matemática.Resumo
Este estudo, desenvolvido como Design Research, analisa em que medida o trabalho com padrões pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento algébrico de jovens alunos. Para tal, concebemos uma experiência de ensino com recurso a padrões de repetição que concretizamos com uma turma de alunos com seis anos de idade, seguindo o ensino exploratório da Matemática.
Concluímos que o trabalho com padrões apoia o desenvolvimento do pensamento algébrico, favorecendo o estabelecimento de relações entre variáveis e o uso de símbolos. No entanto, o sucesso da generalização é influenciado pelas características do padrão relativamente à complexidade do motivo. Sublinhamos a importância da metodologia de trabalho na aula, em especial o foco na comunicação pelos alunos, apoiada por um diálogo inquiridor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).