O corpo na materialidade discursiva da obra “O Laçador” de Fernando Baril

Autores

  • valéria de Cássia Silveira Schwuchow Doutoranda em estudos da Linguagem (UFRGS), bolsista CAPES e professora de Língua Portuguesa.

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202169.495-512

Palavras-chave:

Sujeito, Arte, Corpo, Memória, História

Resumo

Resumo: Propomos nesse artigo entrelaçar, pelo ponto possível da psicanálise, a teoria da Análise do Discurso com a teoria da Arte, para o entendimento da concepção de sujeito e de obra de arte. A reflexão parte da consideração do sujeito da arte na posição de produtor e observador, afetados por injunções que significam na materialidade da obra por um ressoar da memória, da história e do político. Analisamos a obra “O laçador” de Fernando Baril, exposta no Museu de Artes do Rio Grande do Sul (MARGS), em maio de 2018, na comemorativa exposiçãoBARIL’70 Anos. A tela, disposta na entrada do museu, traz um cruzamento de símbolos representantes dos sujeitos Sul-rio-grandenses, a saber, o gaúcho e a prenda. Na imagem do corpo entrecruzam-se e desacomodam-se interlocuções para o sujeito observador, e aquilo que é interpretado pela memória e pela história entram em conflito, produzindo, como retoma Pêcheux (2010), um visível que requer ser nomeado. Dos fragmentos dos sentidos, institucionalizados por uma cultura e por uma memória, vemo-nos frente ao corpo-estrutura do “e”. Escapando de uma possível nomeação, em um efeito de homogeneidade, o corpo-estrutura da obra de arte resiste e avança como dissidente e singular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

valéria de Cássia Silveira Schwuchow, Doutoranda em estudos da Linguagem (UFRGS), bolsista CAPES e professora de Língua Portuguesa.

Doutoranda em estudos da Linguagem (UFRGS), mestra em estudos linguísticos (UFSM), licenciada em Letras: língua e literaturas portuguesa (UFSM). Bolsista CAPES. Professora de Língua Portuguesa na educação básica de ensino.

Downloads

Publicado

2021-06-14

Como Citar

SCHWUCHOW, Valéria de Cássia Silveira. O corpo na materialidade discursiva da obra “O Laçador” de Fernando Baril. Revista Leitura, [S. l.], n. 69, p. 495–512, 2021. DOI: 10.28998/2317-9945.202169.495-512. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/12047. Acesso em: 18 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.