O ensino de português como língua adicional em Guiné-Bissau: um olhar a partir de atividades de leitura e escrita

Autores

  • Nuna Nunes Correia Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-7112-5519
  • Cellina Rodrigues Muniz Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sulemi Fabiano Campos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202480.45-58

Palavras-chave:

Guiné-Bissau. Português como língua adicional. Leitura e escrita. Livros didáticos

Resumo

A escolha do português como a língua oficial e, consequentemente, a língua do trabalho e da escolarização se tornou um dos assuntos mais debatido no contexto guineense, porque não é a língua diária e, muito menos, a língua materna da maioria dos alunos que chegam à escola, o que significa que é apenas uma língua que os alunos aprendem por adição, ou seja, uma língua adicional para muitos dos alunos guineenses. É, neste sentido, que, nesta discussão, buscamos analisar o ensino de português como língua adicional a partir das atividades de leitura e escrita dos materiais didáticos Histórias dos avós usados para as aulas de português dos alunos de 4ª série do Ensino Fundamental das escolas guineenses. Para isso, fizemos uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa, buscando fundamentar as discussões nos escritos de XXXXXXX (2021) Leffa e Irala (2014) e Antunes (2003). A partir das análises das atividades de leitura e escrita dos materiais didáticos, percebemos que o ensino da língua portuguesa como língua adicional no contexto guineense ainda está baseado na perspectiva tradicional e mecanicista, não proporcionando, ao aluno guineense, as atividades que lhes permitem desenvolver a competência linguística, assim como a comunicativa.

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Biografia do Autor

Nuna Nunes Correia , Universidade Federal do Paraná

Mestre em Estudos da Linguagem pela UFRN e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da
UFPR. E-mail: nunanunescorreia@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7112-5519 Docente da
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Cellina Rodrigues Muniz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação (UFC) com Pós-Doutorado em Linguística (UNICAMP). Professora do Departamento
de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) da UFRN. E-mail: cellina.
muniz@ufrn.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7180-1994

Sulemi Fabiano Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso - GETED do Departamento de Letras da UFRN. ORCID:http://orcid.govhttps://orcid.org/0000-0002-7212-0621.E-mail: sulemifabiano@yahoo.com.br

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Publicado

2024-04-20

Como Citar

NUNES CORREIA , Nuna; RODRIGUES MUNIZ, Cellina; FABIANO CAMPOS, Sulemi. O ensino de português como língua adicional em Guiné-Bissau: um olhar a partir de atividades de leitura e escrita. Revista Leitura, [S. l.], n. 80, p. 45–58, 2024. DOI: 10.28998/2317-9945.202480.45-58. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/16200. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos

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