Dialogismo, polifonia e a personagem lírica: entre Bakhtin e a obra “As Ondas” de Virginia Woolf

Auteurs-es

  • Guilherme Völker Roza Universidade de Sorocaba
  • Daniela Aparecida Vendamini Zanella Universidade de Sorocaba

DOI :

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202584.122-137

Mots-clés :

Dialogia, Polifonia, Bakhtin, Woolf, Análise dialógica

Résumé

Sob uma perspectiva dialógica da linguagem, os conceitos de polifonia, romance polifônico e dialogismo, entre outros, estão ligados à trajetória e estudos de Mikailovich Bakhtin (1895-1975) na elaboração de sua publicação "Problemas da poética de Dostoiévski" (1929) (Brait, 2009). Este artigo tem por objetivo compreender esses conceitos de linguagem e indicar as especificidades de um romance polifônico, em diálogo com conceitos de sua obra anterior, “O Autor e a Personagem na Atividade Estética” (1924). Para tal, este estudo analisa excertos do romance woolfiano, As Ondas, em busca do entendimento da caracterização de suas personagens e a relação disso com a estrutura dialógica da obra. Dois modelos de caracterização são contrapostos: o da autoconsciência, próprio à estrutura polifônica, e o da personagem lírica, tipo de personagem relacionado ao romance monofônico. Teórico-metodologicamente, fundamenta-se em pesquisa bibliográfica e na perspectiva dialógica (Brait, 2006) para análise dos excertos. Como resultado, pode-se constatar a predominância da caracterização lírica no romance de Woolf, sugerindo uma prevalência da monofonia em detrimento da polifonia em sua composição.

Téléchargements

Bibliographies de l'auteur-e

Guilherme Völker Roza, Universidade de Sorocaba

Estudante de licenciatura em Letras - Português/Inglês na UNISO - Universidade de Sorocaba.

Daniela Aparecida Vendamini Zanella, Universidade de Sorocaba

Professora titular e coordenadora do Curso de Letras Português e Inglês da Universidade de Sorocaba. Possui pós-doutorado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Educação pela Universidade de Sorocaba e graduação em Letras Português/ Inglês nessa mesma instituição. Lidera o Grupo de Pesquisa do diretório CNPq Formação docente na perspectiva da TASHC e linguagem - UNISO. Atua no Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividades no Contexto Escolar (LACE) do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Coordena o grupo de estudos e Programa de Extensão: Tempo de Aprender (UNISO). Coordena o projeto Atividades do brincar e propostas curriculares: formação docente num cenário intercultural.

Références

ALVES, S. F. As ondas, de Virginia Woolf, e o sujeito da modernidade em sua adaptação para o cinema: semiótica da incomunicabilidade. In: Anais do XII Seminário Nacional e III Seminário Internacional Mulher e Literatura

Gênero, Identidade e Hibridismo Cultural. (ISBN 978-85-7455-125-8) - 9, 10 e 11 de 2007. Univ. Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia. 2007

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. 5. ed. Tradução: Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

BAKHTIN, M. Teoria do romance I: a estilística. 1. ed. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2019.

BAKHTIN, M. O autor e a personagem na atividade estética. 1. ed. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2023.

BRAIT, B. Polifonia arquitetada pela citação visual e verbo-visual. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n. 5, p. 183-196, 2011.

BRAIT, B. Quem disse o quê? Polifonia e heterogeneidade em coro dialógico. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, v. 6, n. 1, p. 37-55, jan./jun. 2010.

BRAIT, B. Problemas da poética de Dostoiévski e estudos da linguagem. In: BRAIT, B. Bakhtin, dialogia e polifonia (org.). São Paulo: Contexto, 2009, p. 45- 72. (Biblioteca virtual)

BRAIT, B. Uma perspectiva dialógica de teoria, método e análise. Gragoatá, Niterói, v. 11, n. 20, p. 47-62, 30 jun. 2006. Disponível em: https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33238. Acesso em: 05 nov. 2022.

BRAIT, B.; MACHADO, I. O encontro privilegiado entre Bakhtin e Dostoiévski num subsolo. Bakhtiniana, São Paulo, n. 6, p. 24-43, ago./dez. 2011.

PINHO, D. As ondas quebram em Bernard: por uma nova leitura de The Waves. Gragoatá, Niterói, v. 20, n. 39, p. 454-464, 2015.

RECHDAN, M. L. de A. Dialogismo ou polifonia? Revista de Ciências Humanas, Taubaté, v. 9, n. 1, p. 45-54, 2003.

RENFREW, A. Mikhail Bakhtin. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2017.

SCHAEFER, S. Dialogismo, polifonia e carnavalização em Dostoiévski. Bakhtiniana, São Paulo, n. 6, p. 194-209, ago./dez. 2011.

TADEU, T. Para ler As ondas. In: WOOLF, V. As Ondas. Belo Horizonte: Autêntica, 2021. p. 233 – 248.

WOOLF, V. As ondas. Tradução: Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

WOOLF, V. The diary of Virginia Woolf. Vol. 3 – 1925 – 1930. Londres: Penguin, 1982.

ZWERDLING, A. Virginia Woolf and the Real World. Berkeley: California, 1986.

Téléchargements

Publié-e

2025-03-30

Comment citer

VÖLKER ROZA, Guilherme; ZANELLA, Daniela Aparecida Vendamini. Dialogismo, polifonia e a personagem lírica: entre Bakhtin e a obra “As Ondas” de Virginia Woolf. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 84, p. 122–137, 2025. DOI: 10.28998/2317-9945.202584.122-137. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/17770. Acesso em: 24 avr. 2025.

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.