Emojis e Hashflags: uma análise sóciorretórica da linguagem multissemiótica do Twitter

Autores

  • Elisa Mattos Universidade Federal de Minas Gerais Universidade NOVA de Lisboa
  • Vanessa Brasil Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gustavo Garcia Universidade Federal de Minas Gerais
  • Nivia Aniele Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais Instituto Federal de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201963.47-69

Palavras-chave:

Emojis. Modos semióticos. Tuíte. Hashflag. Affordance

Resumo

Este artigo apresenta uma análise de emojis mapeados em 15 tuítes, nos quais a confluência de modos semióticos é primordial para a construção de sentido, para a organização sóciorretórica do gênero discursivo microblog e para a escolha dos emojis. Considerando os pressupostos teóricos de Conole e Dyke (2004), Kress (2010), Kress e van Leeuwen (2006) e Danesi (2017), os tuítes foram analisados e os emojis foram categorizados segundo Danesi (2017). A análise revela que, nos tuítes examinados, os emojis são empregados em três funções: sintática, como pontuação; semântica, substituindo itens lexicais; e enfática, como marcadores discursivos. A análise também identificou a presença de hashflags, um novo tipo de hashtag da qual emojis customizados são acionados. Nas hashflags dos tuítes analisados, os emojis atuam como índice simbólico do conteúdo semântico-pragmático da hashtag, evidenciando a interdependência entre os modos semióticos constitutivos dos tuítes, bem como a dinamicidade das affordances do ambiente digital.



Emojis and Hashflags: a socio-rhetorical analysis of the Twitter’s multi-semiotic language

This paper presents an analysis of emojis mapped in 15 tweets, in which the confluence of semiotic modes is seen as the foundation for meaning construction, for the socio-rhetorical structure of the genre microblog and for the choice of emojis used in the tweets. Based on the theoretical assumptions of Conole and Dyke (2004), Kress (2010), Kress and van Leeuwen (2006) and Danesi (2017), the tweets were analyzed and the emoji were categorized according to Danesi (2017). The analysis reveals that, in the tweets examined, the emojis have been employed according to three functions: syntactic, as punctuation marks; semantic, replacing lexical items; and emphatic, as discourse markers. The analysis also identified hashflags, a new type of hashtag from which custom emojis are triggered. In the hashflags present in the analyzed tweets, the custom emojis act as a symbolic index of the semantic-pragmatic content of the hashtag, thus revealing the interplay between the semiotic modes in the tweets and the dynamic nature of the digital affordances.


DOI: 10.28998/2317-9945.2019n63p47-69

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Biografia do Autor

Elisa Mattos, Universidade Federal de Minas Gerais Universidade NOVA de Lisboa

Mestre em Didática de Inglês (Universidade NOVA de Lisboa), Mestranda em Linguística Aplicada (Universidade Federal de Minas Gerais), professora de Inglês para Fins Acadêmicos (Faculdade de Letras - UFMG)

Vanessa Brasil, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Linguística Aplicada (Universidade Federal de Minas Gerais)

Gustavo Garcia, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando em Linguística Aplicada (Universidade Federal de Minas Gerais), professor de Inglês para Fins Acadêmicos (Faculdade de Letras - UFMG)

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Publicado

2019-06-10

Como Citar

MATTOS, Elisa; BRASIL, Vanessa; GARCIA, Gustavo; OLIVEIRA, Nivia Aniele. Emojis e Hashflags: uma análise sóciorretórica da linguagem multissemiótica do Twitter. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 63, p. 47–69, 2019. DOI: 10.28998/2317-9945.201963.47-69. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/7099. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos

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