Interlocuções entre um grupo de pesquisa da universidade e a escola pública bilíngue: um inventário de pesquisas com a educação básica

Autores

  • Katiuscia Raika Brandt Bihringer Universidade Regional de Blumenau FURB
  • Cláudia Regina Pinto Universidade Regional de Blumenau FURB
  • Debora Cristofolini Universidade Regional de Blumenau FURB
  • Daniela Tomio Universidade Regional de Blumenau

Palavras-chave:

Escola, Educação Bilíngue Pública., Universidade., Grupo de Pesquisa., Formação de professores.

Resumo

Socializamos uma investigação sobre interlocuções entre universidade e escola pública bilíngue, mediadas pelo grupo de pesquisa Plurilinguismo na Educação, a partir de um inventário de pesquisas científicas em parceria entre Secretaria Municipal de Educação e universidade. Objetivamos por este estudo caracterizar as produções científicas elaboradas com as escolas públicas bilíngues, analisando como o grupo de pesquisa estabelece interlocuções com a Educação Básica. O percurso metodológico, de abordagem qualitativa, caracteriza-se pela análise bibliográfica, em que foram mapeadas nove pesquisas, incluindo artigos, dissertações e teses defendidas e em andamento, entre os anos de 2019 e 2024, que apresentam temáticas relacionadas às construções sócio-históricas da implementação das escolas bilíngues no município de Blumenau - SC. Os dados revelam práticas de linguagem, no sentido de construir espaços de relação que considerem a comunidade em desenvolvimento linguístico. Em consonância com estudos do grupo de pesquisa, as pesquisas denotam a metodologia CLIL (Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Língua), no viés de desenvolvimento de competências plurilíngues e pluriculturais no contexto investigado. As conclusões apontam como desafio, (re)pensar os percursos de formação, a partir da produção de pesquisas com os professores em atuação nessas escolas públicas bilíngues, para visibilizar a materialidade de experiências formativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katiuscia Raika Brandt Bihringer, Universidade Regional de Blumenau FURB

Mestre em Educação (2018) pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), onde atualmente é doutoranda e investiga conceitos de desenvolvimento profissional docente e translinguagem. Professora de Língua Inglesa e atua na formação inicial e continuada de professores da Educação Básica. Integra o grupo de pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas (GPFORPE- FURB) e Plurilinguismo na Educação (GPPLURI - FURB).

Cláudia Regina Pinto, Universidade Regional de Blumenau FURB

Mestrado em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2006). Doutoranda em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2024). Professora da Prefeitura Municipal de Indaial, SC e de Timbó, SC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil e Anos Iniciais, Inclusão na Educação Infantil e Anos Iniciais, Dificuldades na Aprendizagem, Psicopedagogia, Alfabetização e Letramento.

Debora Cristofolini, Universidade Regional de Blumenau FURB

Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Doutoranda em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Integra o Grupo de Pesquisa em Plurilinguismo na Educação (GPPluri). Tem experiência na área de Letras, atuando como professora de Inglês efetiva na Rede Municipal de Indaial

Daniela Tomio, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação Científica e Tecnológica, Mestre em Educação, Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas. Docente pesquisadora na Universidade Regional de Blumenau, nos cursos de Pós-graduação em Educação (PPGE), e em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) e na graduação na área Educação, Ciência e Pesquisa. Trabalha na formação inicial e continuada de professores da Educação Básica e do Ensino Superior. Atua e pesquisa principalmente nas seguintes áreas: Contextos formais e não formais de práticas educativas e formação docente na Educação Básica e em Educação Científica; Comunicação Pública da Ciência. 

Referências

ALVES, U. K. ; FINGER, Ingrid. Alfabetização em contextos monolíngues e bilíngues. Rio de Janeiro: Vozes, 2023.

ANDRÉ, M. E. D. A. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez. 2013. Disponível em:< https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/753> Acesso em: 20 out. 2017.

BIHRINGER, K. R. B. Experiências do desenvolvimento profissional de professores que escrevem sobre suas práticas pedagógicas e as reverberações na comunicação de uma escola pública. 2019. Dissertação (Mestrado em PPGE – Mestrado em Educação) –Universidade Regional de Blumenau, FURB, 2019.

BLUMENAU. PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU. Resolução nº 01, de julho de 2018. Estabelece normas para a oferta da Escola Bilíngue de Educação Infantil e Ensino Fundamental pertencentes ao sistema Municipal de Ensino de Blumenau. Blumenau/SC. 2018.

BREUCKMANN, H. J. O Educador-Pesquisador: Possibilidades e Perspectivas. In: BOHN, H. I.; SOUZA O. Faces do Saber: Desafios à educação do futuro. Florianópolis: Insular, 2002. p. 117-129.

KIELING, H. S.; SELBACH, H. V.; REICHERT ASSUNÇÃO TONELLI, J. Ensino de Inglês como língua adicional para e com crianças: : repensando a prática por meio da abordagem CLIL integrada à experiência de Dewey. Olhares & Trilhas, v. 26, n. 1, p. 1–19, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.1.71327. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/71327. Acesso em: 26 jun. 2024.

LÜDKE, M.; CRUZ, G. B., & BOING, L. A. A Pesquisa do professor da educação básica em questão. Revista Brasileira de Educação, v. 42 n. 14, 2009. DOI: 10.1590/S1413-24782009000300005 Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/L3jcpjz7VFSZjXZTbWhshrv/ Acesso em: 08 jul 2024.

JORDÃO. C. M. ILA - ILF-ILE-ILG: quem dá conta?Rev. Bras. Linguística Aplicada. v. 14 n.1 Mar. 2014. Discponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/VBC45fDYvxV5BXwvmLVDh4m/?lang=pt Acesso em: 08 jul. 2024.

MEGALE, A. (org). Educação Bilíngue no Brasil. São Paulo: Fundação Santilana, 2019.

________, A. (org). Desafios e práticas na Educação Bilíngue São Paulo: Fundação Santilana, 2020.

MORAES, R; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.

MOROSINI; M.C., & FERNANDES, C. M. B. (2014). Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Rev. Educação por Escrito, v.5 n.2, 2011. p.154-164 DOI: 10.15448/2179-8435.2014.2.18875 Disponível em:https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/porescrito/article/view/18875. Acesso em 08 de jul. 2024.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

WERLE, F. (2013). Pós-Graduação e suas interlocuções com a Educação Básica. Rev. Educação, v.35 n.3. 2012. Doi: 10.1590/S1414-40772012000300010. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/11939. Acesso em 08 de jul. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-14

Como Citar

BIHRINGER, Katiuscia Raika Brandt; PINTO, Cláudia Regina; CRISTOFOLINI, Debora; TOMIO, Daniela. Interlocuções entre um grupo de pesquisa da universidade e a escola pública bilíngue: um inventário de pesquisas com a educação básica . Revista Leitura, [S. l.], n. 83, p. 29–44, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/17900. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em cont

Artigos Semelhantes

<< < 91 92 93 94 95 96 97 98 99 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.