O Grupo de Pesquisa Educação de Surdos, Libras e Inclusão (ESLIN): constituição, produção e divulgação de conhecimentos

constitution, production and dissemination of knowledge

Autores

Palavras-chave:

Grupo de pesquisa, Educação de surdos, Libras, Inclusão, Interdisciplinaridade

Resumo

O Grupo de Pesquisa Educação de Surdos, Libras e Inclusão (ESLIN), sediado na Universidade Federal do Acre (UFAC), foi criado em 2017 com o propósito de abrir espaços para discussões em torno de temas relacionados à educação de surdos, numa perspectiva ampla, e gerar produções em âmbito teórico e prático envolvendo professores, discentes de graduação e pós-graduação, e técnicos tradutores-intérpretes de Libras. Neste artigo, descrevemos o processo de formação do Grupo ESLIN e quantificamos as produções geradas pelo referido grupo a partir de duas perspectivas: produções teóricas e produções aplicadas ao ensino. Por fim, mostramos as ações pensadas e efetivadas pelo grupo para a divulgação dos resultados dos estudos. O artigo, que se configura como um estudo de caso (Yin, 2010), adota a abordagem qualitativa e quantitativa e, quanto aos objetivos, é do tipo descritivo. Os dados são extraídos das seguintes fontes: Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, Página do Curso de Licenciatura em Letras Libras da UFAC e Plataforma Lattes.

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Biografia do Autor

Alexandre Melo de Sousa, Universidade Federal de Alegoas

Doutorado em Linguística (UFC), com pós-doutoramento em Linguística Aplicada/Libras (UFSC) e em Educação de Surdos (UNICAMP). Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL/UFAL), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAC). Pesquisador Produtividade CNPq (PQ-2).

Rosane Garcia, Universidade Federal do Acre

Doutora em Linguística pela Universidade Católica de Pelotas. Professora Associada da Universidade Federal do Acre. Professora permanente do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) na mesma instituição.

João Carlos Paiva Xavier, Universidade Federal do Acre

Mestrando em Linguística no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduado em Licenciatura em Letras Libras pela Universidade Federal do Acre (UFAC).

Referências

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Publicado

2024-12-14

Como Citar

SOUSA, Alexandre Melo de; GARCIA, Rosane; XAVIER, João Carlos Paiva. O Grupo de Pesquisa Educação de Surdos, Libras e Inclusão (ESLIN): constituição, produção e divulgação de conhecimentos: constitution, production and dissemination of knowledge. Revista Leitura, [S. l.], n. 83, p. 94–106, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/17986. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em cont

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