O Grupo de Pesquisa Educação de Surdos, Libras e Inclusão (ESLIN): constituição, produção e divulgação de conhecimentos
constitution, production and dissemination of knowledge
Palavras-chave:
Grupo de pesquisa, Educação de surdos, Libras, Inclusão, InterdisciplinaridadeResumo
O Grupo de Pesquisa Educação de Surdos, Libras e Inclusão (ESLIN), sediado na Universidade Federal do Acre (UFAC), foi criado em 2017 com o propósito de abrir espaços para discussões em torno de temas relacionados à educação de surdos, numa perspectiva ampla, e gerar produções em âmbito teórico e prático envolvendo professores, discentes de graduação e pós-graduação, e técnicos tradutores-intérpretes de Libras. Neste artigo, descrevemos o processo de formação do Grupo ESLIN e quantificamos as produções geradas pelo referido grupo a partir de duas perspectivas: produções teóricas e produções aplicadas ao ensino. Por fim, mostramos as ações pensadas e efetivadas pelo grupo para a divulgação dos resultados dos estudos. O artigo, que se configura como um estudo de caso (Yin, 2010), adota a abordagem qualitativa e quantitativa e, quanto aos objetivos, é do tipo descritivo. Os dados são extraídos das seguintes fontes: Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, Página do Curso de Licenciatura em Letras Libras da UFAC e Plataforma Lattes.
Downloads
Referências
CNPQ. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (1993). Diretório de grupos de pesquisa no Brasil, 2024. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/web/dgp/home Acesso em: 22 jul. 2024.
MAXIMINO, V.; LIBERMAN, F. Grupos e terapia ocupacional: formação, pesquisa e ações. São Paulo: Summus, 2015.
MÜLLER, N. M. Interdisciplinaridade: descrição sobre um grupo de pesquisa na universidade. Dissertação. 80 f. (Mestrado em Agronegócio e Desenvolvimento), 2018. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, Tupã, SP, 2018.
SANTANA, G. A. Grupos de pesquisa em ciências agrárias: desdobramentos do tamanho à luz dos rendimentos de escala. Tese. 189 f. (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, 2021.
SILVA, M. C.; CASIMIRO, A. H. T.; DUARTE, E. N. Caracterização dos grupos de pesquisa em inteligência organizacional competitiva. Biblionline, João Pessoa, v. 12, n. 1, p. 14-25, 2016.
SOUSA, A. M.; GARCIA, R.; SANTOS, T. C. (orgs.) Perspectivas para o ensino de línguas 1. Rio Branco: EDUFAC, 2017. Disponível em: http://www2.ufac.br/editora/livros/perspectivas-para-o-ensino-de-linguas.pdf Acesso em: 30 jul. 2024.
SOUSA, A. M.; GARCIA, R.; SANTOS, T. C. (orgs.) Perspectivas para o ensino de línguas 3. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2019. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/wp-content/uploads/2022/01/ebook_perspectivas_volume3final-1.pdf Acesso em: 30 jul. 2024.
SOUSA, A. M.; GARCIA, R.; SANTOS, T. C. (orgs.) Perspectivas para o ensino de línguas 4. Rio Branco: EDUFAC, 2020a. Disponível em: http://www2.ufac.br/editora/livros/PerspectivasparaoEnsinodeLnguasVolume4.pdf Acesso: 30 jul. 2024.
SOUSA, A. M.; GARCIA, R.; SANTOS, T. C. (orgs.) Perspectivas para o ensino de línguas 5. Rio Branco: EDUFAC, 2020b. Disponível em: http://www2.ufac.br/editora/livros/copy_of_PerspectivasparaoEnsinodeLnguasVolume5.pdf Acesso em: 30 jul. 2024.
SOUSA, A. M.; GARCIA, R.; SANTOS, T. C. (orgs.) Perspectivas para o ensino de línguas 6. Rio Branco: EDUFAC, 2022. Disponível em: http://www2.ufac.br/editora/livros/PerspectivasEnsino.pdf Acesso em: 30 jul. 2024.
SOUSA, A. M.; GARCIA, R.; SANTOS, T. C. (orgs.) Perspectivas para o ensino de línguas 7. Rio Branco: EDUFAC, 2023. Disponível em: http://www2.ufac.br/editora/livros/PerspectivasLinguas7.pdf Acesso em 30 jul. 2024.
SOUSA, A. M.; QUADROS, R. M. O WebSoftware Toponímia em Libras: pesquisa e ensino In: SOUSA, A. M.; GARCIA, R.; SANTOS, T. C. (orgs.) Perspectivas para o ensino de línguas 3. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2019, p. 11-33. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/wp-content/uploads/2022/01/ebook_perspectivas_volume3final-1.pdf Acesso em: 30 jul. 2024.