Curadoria e letramentos na formação (CLeF): chaves para a seleção crítica de material digital na educação linguística

Autores

  • Marcella dos Santos Abreu Unesp

Palavras-chave:

Curadoria digital, Letramentos, Translinguagem, Educação Linguística

Resumo

O grupo de pesquisa CLeF - Curadoria e Letramentos na Formação foi vinculado, entre 2022 e 2024, à Universidade Federal do Piauí. Reuniu investigações interessadas em explicitar limites e possibilidades nos processos de curadoria e criação de materiais digitais para a educação linguística (Araújo, 2019; Beviláqua et al, 2021). Para o desenvolvimento de seus trabalhos, teve como ponto de partida a constatação de que o apagamento da criticidade e da colonialidade da linguagem (Veronelli; Daitch, 2021) nas práticas curatoriais interfere no desenho didático ético e estético (Rocha, 2019) de atividades didáticas desenvolvidas por professores/as de línguas em formação e em serviço. Neste artigo, apresentam-se, então, os resultados das pesquisas realizadas pelo grupo que, ancoradas no campo da Linguística Aplicada, debruçaram-se sobre plataformas, mídias sociais, repositórios de recursos educacionais digitais, bem como sobre materiais produzidos em contextos de acolhimento linguístico e social de pessoas em situação de refúgio. Demonstra-se, por fim, como o legado do CLeF permitiu a ampliação e o aprofundamento dos trabalhos realizados na UFPI em outros contextos de atuação e sob as bases da translinguagem, em sua perspectiva heteroglóssica e interessada em subverter ideologias linguísticas e relações de poder estabelecidas (Poza, 2017). 

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Biografia do Autor

Marcella dos Santos Abreu, Unesp

Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Câmpus de Araraquara-SP. Participa dos grupos de pesquisa Educação Linguística, Virtualidade e Sustentabilidade (CNPq / UNICAMP) e Projeto Nacional de Letramentos - Ciclo III (CNPq / USP). 

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Publicado

2024-12-14

Como Citar

SANTOS ABREU, Marcella dos. Curadoria e letramentos na formação (CLeF): chaves para a seleção crítica de material digital na educação linguística. Revista Leitura, [S. l.], n. 83, p. 164–181, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/18037. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em cont

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