O Núcleo de Estudos de Cultura e Língua de Herança: uma ponte entre pesquisas e comunidades

Autores

  • Karine Cunha UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • Fernanda Ortale USP - Universidade de São Paulo
  • Gabrielle Salvatto USP - Universidade de São Paulo
  • Rosangela Fornasier USP - Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Língua de herança, Cultura de herança, Cozinha de herança, Imigração, NuCLiH

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o processo de criação do NuCLiH (Núcleo de Estudos de Cultura e Língua de Herança), bem como as ações realizadas, os resultados obtidos e as perspectivas de trabalhos futuros. Inicialmente, são expostos os propósitos do NuCLiH e suas características no tocante à composição heterogênea e plurilíngue de seus membros. Em seguida, é apresentado um panorama geral das produções realizadas pelo grupo, com base principalmente no referencial teórico abordado por Azevedo e Ortale (2019), Ortale e Salvatto (2022), Laurindo Fornasier, Landucci Ortale e Rocha da Cunha (2022). Por fim, são discutidos os impactos sociais do núcleo, as perspectivas de trabalho e suas possíveis contribuições não apenas para o âmbito acadêmico de estudos sobre línguas e culturas de herança, como também, no âmbito das iniciativas a favor das comunidades de descendentes de imigrantes ou refugiados no contexto brasileiro. Conclui-se que os estudos desenvolvidos contribuem para a difusão das línguas e culturas de herança das comunidades envolvidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Cunha, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Professora Associada III da Universidade Federal do Paraná.

Fernanda Ortale, USP - Universidade de São Paulo

Professora Titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Gabrielle Salvatto, USP - Universidade de São Paulo

Doutorada em Língua, Literatura e Cultura Italianas pela Universidade de São Paulo e professora substitua da área de italiano da Universidade Federal do Paraná.

Rosangela Fornasier, USP - Universidade de São Paulo

Doutora pelo Programa de Língua, Literatura e Cultura Italianas da Universidade de São Paulo.

Referências

AZEVEDO, S., & ORTALE, F. L. Cozinha de Herança: memórias e identidades de um tesouro compartilhado. Revista De Italianística, v. 38, p. 88-98, 2019.

BARTH, F. O guru, o iniciador e outras variações antropológicas. Rio de Janeiro:

Contra-Capa Livraria, 2000.

CASTRO, Gigliola Maggio. Pedrinhas Paulista: memória e invenção. Tese de Doutorado em GEOGRAFIA (GEOGRAFIA HUMANA): UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, São Paulo, 2002, 208 f. Biblioteca Depositária: CAPH/USP.

GANS, H. J. Symbolic Ethnicity: the Future of Ethnic Groups and Cultures in America. Ethnic and Racial Studies, v. 2, n. 1, p. 1-20, 1979.

HALL, S. Representation: cultural representation and signifying practices. London: Sages Publications Inc., 1997.

LAURINDO FORNASIER, R. M., LANDUCCI ORTALE, F., & ROCHA DA CUNHA, K. M. (2022). Do ensino da Língua de Herança à formação de uma Comunidade de Prática: o caso do italiano em Pedrinhas Paulista: Revista BTecLE, 6(2), 214–232. 2022.

ORTALE, Fernanda Landucci. A formação de uma professora de italiano como língua de herança: o pós-método como caminho para uma prática docente de autoria. 2016. Tese (Livre-docência) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. doi:10.11606/T.8.2017.tde-10072017-122752. Acesso em: 2021-05-31.

ORTALE, F. L. Introdução ao pós-método no ensino de línguas. Campinas: São Paulo, Pontes Editores, 2023.

ORTALE, F. L., & SALVATTO, G. C. B. Dai nonni ai nipoti: práticas familiares em língua de herança. Revista de Italianística, (44), 162-176. 2022.

SALVATTO, G. C. B., & ORTALE, F. L. Em torno da mesa: um espaço para a transmissão da língua e da cultura de herança. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, 22(2), DT6. (2023)

SARSUR, E. Uma casa com cheiro de pão. Campinas-SP, Pontes Editores, 2024.

WEBER, M. Economia e Sociedade: Fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília: Ed. UnB, 1991. v.1. p. 267-277.

Downloads

Publicado

2024-12-14

Como Citar

ROCHA DA CUNHA, Karine Marielly; LANDUCCI ORTALE, Fernanda; BAUMANN SALVATTO, Gabrielle Cristina; LAURINDO FORNASIER, Rosangela Maria. O Núcleo de Estudos de Cultura e Língua de Herança: uma ponte entre pesquisas e comunidades. Revista Leitura, [S. l.], n. 83, p. 214–227, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/18050. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em cont

Artigos Semelhantes

<< < 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.